Descrição de chapéu

Terraplanismo da esquerda

Políticas punitivistas reforçam o papel do Estado como principal agente da repressão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Andreza Delgado

Uma parte da esquerda faz tempo investe na difusão de uma narrativa específica sobre 2013 como origem do golpe e do fascismo, agora atingindo níveis de teoria da conspiração envolvendo a CIA e chancelada pelo Lula —acusando quem discorda ou traz evidências do contrário de "ingênuo" e "manipulado pelo imperialismo". 

O que move esse debate são as frustrações de figuras e a militância personalista, em sua maioria masculina, que não abrem mão do direito de poder dizer como as lutas e as coisas deveriam ser. Atuam dentro dos próprios ideais de luta burocrática e de negociações institucionais, definindo o que é um manifestante bom e como deve ser uma manifestação de verdade.

Parece não haver esforço nenhum desses conspiracionistas para dialogar sobre a escalada de repressão, já iniciada pelo governo petista da época. Se formos pensar bem, um legado de repressão já havia se intensificado em 2013 e estava alinhado às esferas federal, estadual e municipal. Tais investidas repressivas reverberam até hoje. Se junho de 2013 foi faísca para o fascismo, o que significa uma lei antiterrorismo que pode ser usada contra manifestantes e movimentos sociais?

Outra função política dessa narrativa é fugir de um debate sobre como as alianças e políticas públicas de segurança do próprio PT foram colaboracionistas com o fascismo e a extrema direita. Essas políticas e tomadas de decisões punitivistas reforçaram o papel do Estado como principal agente da repressão, não só nas manifestações como no aumento do encarceramento e do genocídio das populações negra, indígena e das favelas.

O ataque a movimentos sociais não vinculados a partidos políticos é muito frequente até hoje. Mesmo assim, quase sete anos após junho de 2013, pessoas continuam se manifestando contra aumentos nos transportes, exigindo poderem circular pela cidade e mostrando que isso é um direito, não uma mercadoria. É lamentável que Lula e tantos outros usem sua visibilidade nacional/mundial para atacar pautas tão legítimas quanto as de 2013, inclusive neste cenário em que a América Latina se levanta na defesa dos direitos humanos e sociais, incluindo o transporte.

Agem como se tudo antes de 2013 estivesse perfeito. Como se o Estado democrático de Direito não fosse uma fantasia e estivesse em pleno funcionamento e a recente e tão fragilizada democracia e os direitos estivessem sendo respeitados nos quilombos, favelas e territórios indígenas. Ao final, o que vemos é a vontade de alterar a realidade e criar uma verdade para justificar os próprios erros, massagear egos e favorecer a narrativa narcisista das lutas.

andreza.delgado@hotmail.com

Andreza Delgado se aventura pelo universo nerd enquanto produz conteúdo na internet, escreve na revista Capitolina e é uma das criadoras da PerifaCon

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.