Descrição de chapéu

Agenda pesada

Legislativo volta com pauta essencial de reformas e governo desarticulado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sessão do Congresso Nacional, em Brasília - Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O Congresso volta a funcionar nesta semana com uma pauta carregada de projetos importantes. O fim do recesso, porém, não significa um recomeço da relação do governo com o Parlamento.

Subsistem, pois, incertezas quanto ao sucesso das reformas necessárias para sustentar o crescimento. Jair Bolsonaro segue avesso à ideia de uma coalizão parlamentar, não tem coordenação política e nem mesmo um partido.

As contas públicas e a perspectiva de recuperação menos morosa da economia dependem de pelo menos um desses grandes projetos na pauta, a emenda constitucional que limita gastos obrigatórios, em especial com servidores.

Sem ao menos tal contenção, em 2021 a despesa federal vai atingir o teto constitucional, com desordem previsível na administração pública e nos indicadores financeiros.

As lideranças do Congresso mostraram que estão cientes desses riscos. Em particular, Rodrigo Maia tentará marcar seu ano final na Presidência da Câmara com a aprovação de um mínimo essencial de reformas. Mas o mínimo não basta e a pauta legislativa, além de extensa, é menos consensual.

É preciso um acordo sobre o que é possível em matéria tributária. O governo apenas tumultua o debate, não tem um plano claro; as propostas parlamentares precisam ser unificadas de modo realista. 

Há que se votar neste ano o novo Fundeb, que também vai redefinir a complementação federal do financiamento da educação de estados e municípios.

É preciso aprovar a lei do saneamento, promovendo a abertura mais rápida do setor à iniciativa privada e tomando o cuidado de não deixar regiões pobres à míngua. 

O governo adiou para este 2020 a reforma administrativa, que trata de salários, carreiras e estabilidade de novos servidores. 

Mas o governo terá capacidade de lidar com tantas e delicadas frentes? De resto, o ano legislativo será curto devido à eleição municipal.

Outras duas emendas constitucionais tratam de gasto público (a que dá cabo dos fundos e a do pacto federativo). Há o projeto de reestruturação de estados quebrados, o essencial novo marco legal das concessões, a autonomia ao Banco Central. Tudo isso tramitará em meio a debates difíceis, como o da prisão após a segunda instância. 

Se Bolsonaro é incapaz de organizar o debate, cabe ainda mais ao Congresso definir uma pauta realista, mas urgente. Talvez a sociedade deva se conformar com a ideia de que terá de driblar a quase rotineira confusão administrativa e política do governo, com o auxílio do parlamentarismo informal. 

A inépcia do Executivo deveria ser inaceitável, mas provavelmente ela acabará sendo inevitável.

editoriais@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.