Descrição de chapéu
Willian Vieira e Leonardo Goldberg

Honrar nossos mortos em tempos de exceção

Última fronteira do adeus interrompido, o obituário semeia vida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Willian Vieira Leonardo Goldberg

O mundo está de luto. Daí não passar despercebida entre nós a página dupla tomada por obituários do periódico L’Eco di Bergamo, da cidade vizinha à Milão, na Lombardia. Na localidade mais atingida pela pandemia na Itália, morre-se sozinho —os corpos são “enterrados todos juntos, sem ninguém para se despedir”, relata a jornalista Concita de Gregorio. Sem velório ou parentes, sem choro presente ou lágrimas. Sem qualquer cerimônia de adeus.

Dia após dia, então, o jornal cumpre o novo papel e as páginas se cobrem com histórias das vítimas da Covid-19. Fala-se de morte em todo lugar, mas é na vida cravada na tinta (e nas telas, de alcance universal) que o luto de Bergamo ecoa entre nós.

O jornal L’Eco di Bergamo reservou dez páginas de obituário para as vítimas do coronavírus na edição do dia 13 de março; até a pandemia, os obituários ocupavam uma página e meia do periódico de Bérgamo, no norte da Itália - Reprodução

Quando a epidemia grassa, a supressão do cotidiano cria um hiato que amplifica a relação com a ideia da morte. A metáfora do xadrez que sempre perdemos traduz a antecipação do luto: inevitável, portanto, refletir sobre como honrar os mortos. Uma sociedade que se preze descobre, a despeito da impossibilidade, como realizar seus ritos, até dos anônimos: vide as cerimônias ao soldado desconhecido. Teremos um panteão dos médicos da Covid-19? A Europa, ciosa de sua memória, honrará seus novos mártires nas praças?

Vitais para o luto individual, os ritos alentam a comunidade machucada: tragédias coletivas são vividas de forma social. Mas, em tempos de peste, velórios e funerais já não existem como tais. A organização social esbarra na política de exceção: há restrições às liberdades individuais mais comezinhas e aos ritos públicos mais sagrados. Um impedimento que deixa feridas abertas. Mas há a narrativa de vida.

Última fronteira do adeus interrompido, o obituário semeia vida. Contar sobre quem se foi auxilia a despedida. Antes incumbência privada, agora é esforço coletivo. Diz Philippe Ariès, em “O homem diante da morte”, que o Ocidente migrou da inscrição na pedra para as tintas do jornal. Hoje, ganha o digital: os enlutados prestam homenagens nas redes, inclusive com obituários. E o rito ganha a dimensão pública vital à despedida dos mortos.

É porque o site do New York Times traz uma série de trajetórias únicas que deságuam na pandemia que conhecemos, como a do rabino Romi Cohn. Ainda garoto, ele salvou 56 judeus do nazismo. Morreu de Covid-19. Sua vida ganha caráter universal, devolvendo a dimensão humana aos números da tragédia. É parte do processo civilizatório. Que o Brasil siga os passos.

A pandemia não mostrou aqui toda a sua potência de morte. Se o fizer, precisaremos de espaço para significar nossas perdas —e não só no âmbito individual. Viver o luto público é parte da cura para a sociedade açoitada pelo flagelo. É pela memória, seu efeito de inscrição, portanto história, que avançaremos como civilização.

Willian Vieira

Jornalista e doutor em letras pela USP, é autor de obituários como os da coletânea ‘Um dia, uma Vida’ (ed. Três Estrelas)

Leonardo Goldberg

Psicanalista e doutor em psicologia (USP), é autor de ‘Das Tumbas às Redes Sociais - um estudo sobre a morte e o luto na contemporaneidade’ (Benjamin Editorial) e 'O Sujeito na Era Digital: ensaios sobre psicanálise, pandemia e história' (Almedina, 2021)

TENDÊNCIAS / DEBATES

Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.