Descrição de chapéu
Renan Tadeus Soares Cara

O crash da bolsa norte-americana

Queda pressiona economia mundial em direção à grave recessão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Renan Tadeus Soares Cara

As cotações dos índices de ações negociados nas diversas bolsas de valores ao redor do mundo são relevantes porque representam a expectativa de lucro das corporações. Ações em alta significam maiores lucros, ampliação dos investimentos e uma perspectiva de crescimento econômico. Ações em baixa indicam a redução dos investimentos e o risco de recessão.

A economia norte-americana é extremamente importante para o mundo; portanto, a forte queda da bolsa de valores dos EUA das últimas semanas pressiona a economia mundial em direção a uma grave recessão.

Abertura da Bolsa de Valores de Nova York, que vive momentos turbulentos em meio à pandemia de coronavírus - Johannes Eisele - 8.abr.20/AFP

O valor das ações das corporações dos EUA depende dos valores pagos aos acionistas através dos dividendos e das recompras de ações (operação que aumenta o valor dos dividendos distribuídos por ação).

No pós-crise de 2008 foram pagos aos acionistas das corporações norte-americanas valores recordes, que sustentaram a alta do mercado de ações. Entretanto, a elevada remuneração dos acionistas também resultou em um endividamento recorde para as companhias.

Os dados das Contas Nacionais dos EUA ("Flow of Funds") mostram que, a partir de 2017, o conjunto das corporações não financeiras norte-americanas precisou aumentar seu endividamento para manter os valores destinados aos acionistas (dividendos e recompras). Todo o investimento, além da depreciação, passa a ser financiado com emissão de dívida. No mesmo ano de 2017, a renda líquida do grupo dos seis maiores bancos dos EUA passa a ser menor do que a remuneração dos acionistas, e a soma do capital dos bancos começa a diminuir.

Para o economista Hyman P. Minsky, corporações que precisam aumentar seu endividamento para o pagamento dos juros ou remunerarem seus acionistas são dependentes de sistemas de financiamento do tipo "ponzi". Um sistema "ponzi" não pode durar por muito tempo.

Foi precisa a caracterização do CIO ("chief investiment officer") do fundo de investimento Guggenheim, Scott Minerd, neste ano, em Davos, de que o mercado financeiro dos EUA se parecia com um esquema "ponzi".

O coronavírus, pelos terríveis efeitos que produz na sociedade, causando a paralisação de muitas atividades e do investimento na economia, fez colapsar o lucro das corporações. A expectativa de grandes prejuízos congela o mercado de crédito no momento em que a necessidade de aumentar e refinanciar as dívidas é altíssima para as companhias dos EUA. Este processo resultou no crash da bolsa norte-americana.

A política monetária expansionista e o aumento do déficit público dos EUA são de extrema importância para que se evite uma crise humanitária e uma depressão econômica.

Entretanto, a necessidade de redução do endividamento das corporações norte-americanas que a crise provoca sugere que pode haver um longo período de recessão, seguido de baixo crescimento da economia mundial.

No Brasil o governo precisa concentrar seus esforços na contenção do vírus e no bem-estar da população, o que exige o aumento do gasto público e um Banco Central que esteja preparado para coordenar o socorro a instituições e pessoas com alto endividamento.

Após controlada a epidemia, o crescimento da economia brasileira dependerá da capacidade do governo e do setor privado de articular esforços para que seja possível elevar os investimentos em infraestrutura. Os setores de petróleo e gás, agricultura e pecuária, insumos industriais e mineração, que possuem uma grande participação na estrutura produtiva do Brasil, são diretamente afetados pelo ciclo econômico internacional —logo, os investimentos em infraestrutura precisam ter uma escala que compense a queda de atividade nesses setores.

Renan Tadeus Soares Cara

Economista e mestre em ciências econômicas pela Unicamp

TENDÊNCIAS / DEBATES

Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.