Descrição de chapéu
Hugo Aguilaniu

O vírus da ignorância

Quantos sabem avaliar o custo humano das grandes tragédias epidêmicas?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nos últimos dias, como muitos de nós, tenho ficado em casa, em home office, ajudando os filhos com os trabalhos escolares e testemunhando a transformação do mundo diante da crise de saúde pública. Isso me leva a refletir sobre o lugar (ou a falta de lugar) da ciência em nossa sociedade.

Ao observar a resistência de parte da população às restrições em vigor, me pergunto sobre a razão dessa desobediência. Além de um questionável espírito de protesto, tal atitude revela, acima de tudo, um desconhecimento profundo do que estamos vivenciando. A grande maioria não sabe como este vírus se reproduz e é transmitido. No entanto, os vírus fazem parte do mundo desde o início dos tempos e são tidos há muito como uma das ameaças mais graves para a saúde global.

O geneticista francês Hugo Aguilaniu, diretor-presidente do Instituto Serrapilheira - Ricardo Borges - 22.mar.17/Folhapress

Lembro de meus primeiros cursos de microbiologia: em pouco tempo pude entender que, embora invisíveis a olho nu, os microrganismos têm uma existência concreta e podem ser transmitidos com extrema facilidade. Umas poucas aulas práticas com placas de Petri e estirpes inofensivas de bactérias foram bastante eficazes para me fazerem compreender as noções básicas de esterilização, transmissão e contágio.

A falta de conhecimento histórico também é espantosa. Quem viveu a epidemia da Aids logo deduz que não respeitar o confinamento equivale a manter relações sexuais sem camisinha em meio ao surto de HIV. Esses paralelos são menos óbvios para os mais jovens, que nunca experimentaram a ansiedade e o risco associado à contaminação viral. Mais uma vez, algumas horas dedicadas a explicar a história das grandes epidemias poderiam mudar tudo. São relatos marcantes. Quantos ignoram a história da peste bubônica ou da gripe espanhola? Quantos sabem avaliar o custo humano dessas grandes tragédias?

Enfim, é bastante claro que poucos entendem o impacto da ciência nesta crise de saúde.
Sem as décadas de investimento robusto em pesquisas fundamentais, que, utilizando técnicas modernas de biologia molecular, nos permitiram detectar rapidamente o vírus por meio de sua sequência de ácidos nucleicos, o momento atual —já terrível— poderia ser ainda pior.

Muitos países já se voltaram para a pesquisa científica —a única saída para superar a epidemia. Anúncios de investimento chegam a bilhões de dólares. É o preço a ser pago para encontrar vacinas ou terapias antivirais com a rapidez necessária. Temos de fazer o mesmo. Depressa.

A primeira resposta é a consistência do nosso comportamento como sociedade: cada um deve estar disposto a desistir de certas coisas, a encarar alguns sacrifícios para que todos possamos, juntos, fazer o melhor.

A longo prazo, a única resposta para evitar a ocorrência dessas epidemias, ou pelo menos para reduzir seu impacto, depende da ciência e do nosso interesse nela. A cultura científica também nos impediria de embarcar em desinformações e fantasias nocivas.

A comunidade científica está plenamente mobilizada para informar, ensinar e proteger. Mas, para isso, precisa de investimento contínuo.

Hugo Aguilaniu

Biólogo geneticista e diretor-presidente do Instituto Serrapilheira

TENDÊNCIAS / DEBATES

Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.