Descrição de chapéu
Rossieli Soares

Preservar vidas, um princípio inegociável

Em São Paulo, volta dos alunos às escolas é o nosso pequeno grande passo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rossieli Soares

Secretário da Educação do estado de São Paulo, foi ministro da Educação (2018, governo Temer)

Vidas. Não há palavra melhor para descrever a condição para a retomada de qualquer atividade durante a pandemia em que vivemos. Na educação, isso será um princípio inegociável. Iniciaremos o retorno às escolas no estado de São Paulo sempre pensando em preservar vidas.

A retomada será gradual e, se necessário for, daremos passos atrás. Um olho nos nossos estudantes, outro na ciência. Um olho em nossos professores e servidores, outro na saúde. Tudo será feito com a orientação dos principais atores que atuam com base em estatísticas, determinantes nesta fase.

O secretário de educação de SP, Rossieli Soares da Silva, em seu gabinete
O secretário de educação de SP, Rossieli Soares da Silva, em seu gabinete - Eduardo Anizelli - 14.jan.19/Folhapress

Dividiremos a retomada em três etapas, a partir de 8 de setembro. Na primeira, as atividades educacionais presenciais voltam em todos os segmentos, da educação infantil ao ensino superior, com nível de restrição elevado e com apenas 35% da capacidade física das unidades, que terão de preservar, sempre, o distanciamento de 1,5 metro entre alunos e professores. Para respeitar essa determinação, poderá haver revezamento dos estudantes por dia.

Na segunda etapa, estará liberada 70% da capacidade, e na terceira, 100%. As condições do retorno da educação e o avanço estão vinculados aos indicadores de saúde do Plano São Paulo. Ou seja, se uma região regredir para as fases 1 ou 2 do plano, a reabertura será suspensa naquela região.

Para o calendário pensado sair do papel é necessário o cumprimento de uma condição básica: a permanência de todos os Departamentos Regionais de Saúde por dois ciclos (28 dias) consecutivos na fase 3 (amarela) ou superior. Esse período de estabilização das áreas na fase 3 (amarela) ou superior é necessário para evitar o risco de abertura e fechamento de escolas. A data estimada também é importante para as redes públicas e privadas planejarem seus retornos e se organizarem.

Todos os protocolos, como distanciamento social, higiene pessoal, sanitização dos ambientes, comunicação e monitoramento foram construídos em diálogo intenso.

O desafio da retomada na educação é enorme em qualquer lugar do Brasil. Mas, em São Paulo, pelo tamanho do setor educacional — são 13,3 milhões de estudantes e 1 milhão de professores e outros profissionais, ou seja, 32% da população estadual—, a tarefa de retomada das aulas presenciais se torna muito complexa e exige cuidado intenso e frequente.

Não estamos falando apenas em colocar crianças e jovens nas salas de aula com cuidados de higiene. Estamos tratando, também, da nova forma de cuidar da logística de transporte, da merenda, do cuidado no trato dos alunos sobre o tema e, principalmente, do aprendizado. Mesmo com todos os desafios temos de garantir a aprendizagem de todos.

Já estamos preparando instrumentos de avaliação diagnóstica do aprendizado acumulado dos estudantes neste ano para, em seguida, adotar estratégias e materiais pedagógicos personalizados e adaptados às necessidades de recuperação da aprendizagem de cada um, segundo suas respectivas dificuldades. Focaremos as habilidades essenciais de cada série e teremos o 4º ano do ensino médio, optativo, para os estudantes que quiserem se preparar mais e melhor para o acesso ao ensino superior.

Por isso, sempre falamos em não deixar nenhum aluno para trás. Vamos focar a recuperação da aprendizagem de todos, priorizando não só as habilidades essenciais. O acolhimento e o cuidado socioemocional com todos, estudantes e profissionais da educação, é outro eixo essencial. Nestes tempos de incertezas geradas pela pandemia, cuidar das pessoas e promover o desenvolvimento de competências socioemocionais é mais do que nunca necessário.

Todos devem entender a necessidade de mudanças significativas nas rotinas escolares, principalmente nas primeiras etapas. À medida que o tempo for passando e que tenhamos dados que nos permitam avançar, avançaremos. Mas todo o cuidado é para a preservação de vidas de estudantes, pais, famílias, professores, equipes pedagógicas, administrativas e outros serviços.

E, assim, com muito trabalho e seguindo os passos da ciência, vamos caminhando para voltar a vida à normalidade, ou ao "novo normal", como tem sido chamado. Sabemos da importância do ensino presencial, e colocar nossos alunos nas escolas é o nosso pequeno grande passo.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.