Descrição de chapéu
Jaques Wagner

Aliança por uma vida sustentável

É hora de criarmos uma frente internacional para o desenvolvimento ecológico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jaques Wagner

Senador (PT-BA) e vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal, é ex-governador da Bahia (2007-2014) e ex-ministro da Defesa (2015) e da Casa Civil (2015-2016, gestão Dilma)

Vivemos uma era de crises. A de saúde, agravada pela pandemia, desencadeou uma série de adversidades ou as tornou mais evidentes. Esta conjuntura nos coloca numa esquina civilizatória. Que mundo restará disso tudo? Ou melhor: que mundo queremos após tudo isso?

Precisamos de um novo modelo de desenvolvimento, sob risco de vivermos não só a crise sanitária, mas também a de exclusão. Segundo a ONU, 700 milhões de humanos no mundo vivem na miséria.

O senador e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT)
O senador e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT) - Pedro Ladeira - 5.dez.18/Folhapress

Diante desse cenário, defendo a formação de uma frente internacional para um desenvolvimento ecologicamente sustentável, socialmente justo e economicamente viável. E isso passa pela redução das desigualdades e pela preservação ambiental.

Uma economia verde, baseada em vetores de crescimento não poluentes e sustentáveis, já é uma pauta que avança em vários países, especialmente os europeus, que propõem o condicionamento de compromisso ambiental para acordos econômicos, como o da União Europeia com o Mercosul.

Tal conjuntura mundial explicitou o quanto a ação do governo brasileiro é deletéria. A conivência com as queimadas e os desmatamentos, o desprezo com os indígenas, a negação da ciência e a "boiada" da flexibilização de legislações ambientais passando não deixam dúvidas. E foi do setor econômico que veio a reação mais enfática, com investidores brasileiros e estrangeiros ameaçando cortarem aplicações caso a política não mude.

Considero este momento como o mais adequado para debatermos um novo conceito, o Grande Impulso para a Sustentabilidade.

Recentemente, promovi, em parceria com a Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe)/ONU, o seminário Propostas Globais para uma Recuperação Sustentável. Entre os participantes, estavam senadores brasileiros do PT, MDB, Rede e Podemos, dirigentes da Cepal, uma deputada norte-americana, o presidente da Comissão de Meio Ambiente do Parlamento Europeu e a ministra do Meio Ambiente do Chile.

Unimos pessoas de diferentes orientações ideológicas para pensarmos o desenvolvimento ambiental pós-pandemia. Nesse espírito e inspirado no que defenderam o secretário-geral da ONU, António Guterres, sobre líderes políticos se unirem em torno da solidariedade para superarmos a crise, e o físico Fritjof Capra, sobre a sabedoria e a vontade política necessárias para ouvirmos as lições que a "Mãe Terra" trouxe com a pandemia, ambos nesta Folha, propus a criação da Aliança Global por uma Vida Sustentável. Uma frente formada por pessoas e instituições conscientes de que o planeta Terra não suporta mais tantos maus-tratos e com a disposição de trabalhar de forma integrada, acima de qualquer diferença, a favor da sustentabilidade ambiental com inclusão social.

As cartas de ex-ministros da Fazenda, ex-presidentes do Banco Central do Brasil e dirigentes de bancos privados reforçam que cada vez mais agentes percebem a emergência social e ambiental que vivemos e a falta de um plano B; afinal de contas, não há outro local para habitarmos. Essa aliança que proponho é um compromisso da nossa geração com a sobrevivência do planeta.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.