Descrição de chapéu
Tendências Debates

Confusão epidêmica

Ainda é prematuro o otimismo da população com a marcha do novo coronavírus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mulheres conversam sem máscara no Grajaú, zona sul de São Paulo
Mulheres conversam sem máscara no Grajaú, zona sul de São Paulo - Rubens Cavallari/Folhapress

A taxa de contágio tem papel crucial em toda epidemia, como a de Covid-19: acima de 1, quando cada infectado transmite o patógeno a mais de uma pessoa, em média, a doença progride; abaixo disso, regride. Chega assim como boa nova a informação de que a taxa caiu abaixo de 1 pela primeira vez em quatro meses no Brasil.

A notícia auspiciosa não deveria dar ensejo a muito otimismo. O país continua falhando de modo alarmante no controle da pandemia, no patamar lamentável de mil mortes diárias em que estacionamos também há meses.

O cômputo da taxa de contágio partiu do Imperial College, de Londres. A instituição calcula que ela baixou para 0,98, próxima demais de 1 para suscitar alento; há, além disso, muita incerteza quanto aos modelos epidemiológicos e aos dados brutos que os alimentam.

Corre-se o risco de que a novidade seja tomada como mais um elemento a corroborar o temerário relaxamento que tem proliferado entre brasileiros. A mudança de percepção foi captada em pesquisa do Datafolha, que aponta neste mês o menor índice de isolamento já observado na crise.

Em abril, com óbitos na casa dos 2.000, 71% dos entrevistados diziam estar completamente isolados ou saindo de casa apenas quando inevitável. Na pesquisa do último dia 11, tal contingente reduziu-se a 51%, mesmo com mais de 100 mil mortes por Covid-19 e antes de sinais de desaceleração.

Em contradição com fatos e dados estatísticos, inverteu-se a opinião da maioria quanto ao estágio da epidemia. Há quatro meses, 65% avaliavam que ela piorava; em agosto, restam 43% de pessimistas, ante 46% que veem melhora.

A dissonância talvez se explique por certa acomodação diante do alongamento imprevisto do flagelo. Para se manterem otimistas e aderirem às restrições impostas pelo isolamento, no entanto, as pessoas precisam ter alguma clareza quanto à duração e aos resultados esperáveis de seus sacrifícios pessoais —e isso não houve.

Reina, no país, a confusão. Em raras partes se praticou distanciamento social digno do nome. A descoordenação nacional se repete agora, com o abrandamento do que nunca se fez de verdade.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, não só se demitiu da obrigação de liderar reação enérgica à epidemia como a sabotou de maneira deliberada, com palavras e atos. Empurrou responsabilidades para governadores e prefeitos, promoveu aglomerações sem máscaras, propagandeou falsas panaceias.

Abandonada à deriva das redes sociais pelo Palácio do Planalto, grande parte da população está sujeita à desinformação. Tais equívocos serão pagos com mais alguns milhares de mortes evitáveis.

editoriais@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.