Descrição de chapéu
Romero Britto

Minha missão é alegrar o mundo

Sempre acreditei que arte é muito importante para não ser compartilhada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Romero Britto

Artista plástico brasileiro

O incidente dos vídeos que circulam na internet ocorreu em 2017. Todos podem ver que fui vítima de uma pessoa que foi a uma de minhas galerias em Miami, nos EUA, e premeditadamente quebrou uma obra de arte que havia ganhado de presente.

Nunca presenciei tamanho desrespeito em toda a minha carreira de artista e repudio atitudes similares contra qualquer ser humano. É natural que minha reação no vídeo veiculado tenha sido de espanto, choque e surpresa com tamanha falta de educação, crueldade e irresponsabilidade.


Infelizmente, há pessoas oportunistas que querem ficar famosas à custa dos outros e levam a extremos.

Tentei evitar que a maçã quebrasse com minhas próprias mãos, pois cada obra de arte que crio é muito especial para mim. É como um filho, e possuem uma história e carga emocional única. A escultura "Big Apple" foi inspirada na história de Adão e Eva no Jardim do Éden, e utilizo a maçã em meu trabalho há anos como símbolo de vida, amor, paz e esperança.

A respeito do que foi divulgado, a verdade é que eu havia feito uma reserva para um grupo de pessoas no restaurante para tomarmos café da manhã. Infelizmente, de última hora, algumas delas não puderam ir. Pedi o café para todos que foram comigo, brinquei sobre desconto e expliquei o imprevisto ao restaurante —que aparentemente não gostou do fato de que nem todos meus convidados compareceram.

A música também estava muito alta, e não conseguíamos conversar. Sendo assim, pedi educadamente que abaixassem o volume do som. Como cliente, me senti destratado. Não sei qual foi o interesse ou motivo para tal comportamento da funcionária ou da dona do restaurante.


Por meio da minha arte, meu propósito sempre foi o de levar alegria, amor e esperança a todos. Não admito desrespeito e jamais tive a intenção de desrespeitar alguém. O único fato é que os vídeos divulgados mostram uma pessoa agindo com violência contra um artista, e o tribunal da internet aplaudindo e fazendo apologia ao ódio. Espero que a consciência dela a julgue.

A internet é muitas vezes injusta, e algumas pessoas não estão preocupadas com a verdade. Gostam de confusão, drama, violência, ódio, sangue, negatividade e adoram julgar sem analisar os fatos. Notícias boas não dão publicidade. Ajudo a mais de 200 instituições de caridade e nunca ouvi ou li nada sobre o fato na imprensa brasileira. As mídias precisam ter mais critério com o que apresentam, pois possuem grande responsabilidade social.

Em relação ao meu trabalho, criei uma arte única e universal! A arte da felicidade, da alegria e do amor. Adoro cores! Conseguem imaginar um mundo sem cores?! Foram anos de trabalho duro para chegar onde estou e inúmeros sacrifícios.


Sempre acreditei que arte é muito importante para não ser compartilhada. Assim como um autor de um livro quer que a sua criação seja lida por milhões de pessoas, também quero que o maior número de pessoas no mundo possam apreciar a minha arte, seja através de uma pintura ou de um produto.

Não precisa ser um intelectual para apreciar minha arte. Basta apenas olhar, sentir, gostar, conectar. Como dizem pelo mundo, a minha arte desperta algum tipo de sentimento positivo, de alegria, e por isso é tão celebrada —seja por bilionários ou por pessoas simples.

Infelizmente, sempre temos pessoas criticando e lutando contra o sucesso dos outros —em vez de focarem em encontrar seu próprio sucesso ou uma maneira de ajudar o mundo e serem relevantes para a sociedade.

Vou continuar minha missão de alegrar o mundo, que, como nunca antes, precisa de mais amor, felicidade, esperança e otimismo!

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.