Descrição de chapéu
Paulo Werneck

Taxa do livro é pedra no caminho do desenvolvimento

Leitura e escrita atravessam e impulsionam todos os setores econômicos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paulo Werneck

Editor da revista Quatro Cinco Um

Tantas vezes brilhante em sua coluna, Marcos Lisboa escorrega ao defender, nesta Folha, a taxação ao livro proposta por Paulo Guedes ("Livros", 12.set.2020). É triste ver a sua adesão a uma iniciativa que faz parte do ataque geral à cultura, às artes, à educação e à ciência. Não há como dissociar a ideia bibliofóbica de Guedes de todo o obscurantismo que o cerca em Brasília.

Lisboa adere a dois pontos da argumentação do ministro: o suposto elitismo do consumo de livros, o que daria à isenção ares de "privilégio", e a defesa do imposto como meio para criar políticas públicas para o livro e a leitura.

Paulo Werneck, editor da revista Quatro Cinco Um
Paulo Werneck, editor da revista Quatro Cinco Um - Marcus Leoni - 29.jul.17/Folhapress

Segundo a pesquisa Retratos da Leitura 2020, a classe A foi a que mais deixou de ler de 2015 para cá, enquanto as classes C e D vêm sustentando o nosso mercado de livros. A pesquisa mostra que o fim de boas políticas públicas foi decisivo para a erosão da leitura no país (há outras causas, como a concorrência das plataformas digitais). E assim vamos perdendo a janela demográfica para nos tornarmos um país de leitores (ela se fecha antes de 2040).

Quanto às bibliotecas, seria ingênuo acreditar que justo agora nasceria uma política pública decente para o livro. Nada aponta nessa direção. Conhecido por vender terrenos na Lua ao mercado, Paulo Guedes agora fala em distribuir livros de graça ao cidadão selenita.

Ao tratar o livro como mera opção de lazer, Lisboa desconsidera o problema econômico representado pela deficiência na leitura e na escrita, habilidades essenciais para qualquer atividade, inclusive tratar um câncer ou fazer música sertaneja (exemplos citados no artigo).

A leitura e a escrita atravessam e impulsionam todos os setores econômicos. A taxa do livro é uma pedra no caminho de futuros advogados, médicos, engenheiros, professores. Poderíamos criar um índice de desenvolvimento humano e econômico associado à circulação de livros. Vamos aproveitar o debate e fazer isso com o Insper, Marcos?

Saber ler e escrever é como saber fazer contas, ou como ter certeza de que a terra é redonda. É o mínimo, é o básico, é para todo mundo. E ainda não se inventou um meio mais poderoso (nem mais barato) que o livro para ensinar a ler e a escrever.

A ideia de Guedes ameaça um pilar do liberalismo —a circulação de livros— e por isso deveria ser rechaçada pelos liberais de boa cepa. O livro é a liberdade de expressão encadernada. Os livros precisam circular com a mais absoluta fluidez, pois transformam indivíduos e a sociedade. Por isso eles são os primeiros a ser proibidos (ou ameaçados com taxação) quando o autoritarismo começa a mostrar as garras.

Marcos Lisboa é um quadro importante para que o Brasil supere todo este pesadelo: precisamos de sua sensibilidade e de seus olhos abertos. Repense sua posição nesse debate, Marcos.

Senão, seria preciso acrescentar um item à máxima —nada livresca— de Tim Maia, segundo a qual o Brasil é o único país em que o traficante é viciado, a prostituta goza, o cafetão sente ciúme e o pobre é de direita. Aqui, saudoso síndico, os liberais de boa cepa, como Lisboa e Bernard Appy, defendem, isso mesmo, a criação de novos impostos. E sobre o livro.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.