Descrição de chapéu
Roberto Alvarez e Duília de Mello

Olhar longe, fazer grande

Projeto econômico deve incluir ciência e tecnologia com visão e ambição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Roberto Alvarez

Diretor-executivo da Federação Global dos Conselhos de Competitividade, organização presente em mais de 30 países e baseada em Washington (EUA)

Duília de Mello

Vice-reitora de Estratégias Globais da Universidade Católica da América (Washington) e astrônoma colaboradora da Nasa

A pandemia de Covid-19 evidencia a importância da ciência e tecnologia (C&T). Primeiro, porque somente o conhecimento científico permite uma resposta efetiva à crise. Segundo, porque investimentos em grandes projetos de C&T podem “construir futuro”. Dedicamos este artigo a explorar esse segundo ponto.

O telescópio Hubble, que completou 30 anos em abril, é um dos instrumentos de maior sucesso da Nasa. Com ele, olhamos longe, observamos as profundezas do universo, conseguimos ver o passado e tentamos entender o presente. O projeto esteve acoplado ao do ônibus espacial e seguiu a tradição de projetos de alto impacto, como o Apollo. Permitiu grandes avanços para a ciência e gerou tecnologias importantes na Terra —até o software utilizado na análise das imagens virou ferramenta para a identificação de células cancerígenas.

A professora e astrônoma brasileira Duília de Mello durante palestra sobre as descobertas do telescópio Hubble, em São Paulo - Joel Silva - 15.fev.17/Folhapress

O Hubble é fruto e também catalisador de cooperação internacional. Só foi viabilizado quando a Nasa se juntou à Agência Espacial Europeia (ESA) e ao Canadá, que financiaram 20% do projeto. Cientistas de vários países, inclusive do Brasil, utilizam o telescópio, passaram pelo Instituto Hubble e julgam os projetos propostos.

Há muitos exemplos além do Hubble. A análise de 17 megaprojetos de C&T mostra que eles geram benefícios econômicos e expandem as fronteiras do conhecimento, dos negócios e da tecnologia —​originaram, por exemplo, o forno de microondas, o kevlar, os computadores portáteis, os carros autônomos, o sequenciamento genético etc.

É por essas razões que a China valeu-se do radiotelescópio Fast para desenvolver lasers e instrumentos ópticos de alta precisão; que os EUA, o Reino Unido, o Japão, a União Europeia (UE) e a África do Sul, dentre outros, têm estratégias e “roadmaps” para investimento em grandes infraestruturas científicas; que a UE aplicará 100 bilhões de euros em projetos para realizar cinco grandes “missões”.

Tais projetos constroem a competitividade futura das economias. Há meses, o governo federal brasileiro anunciou a intenção de lançar um programa de recuperação econômica a partir de investimentos em obras públicas. É fundamental que se invista em infraestrutura, mas limitar-se a isso seria, mais uma vez, perder uma oportunidade para “construir futuro”.

Grandes projetos de C&T teriam enorme potencial transformador, e o Brasil tem exemplos de que podemos “fazer grande” —da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) à construção da fonte de luz síncrotron Sirius, do sequenciamento da Xylella fastidiosa ao desenvolvimento da tecnologia de exploração de petróleo em águas profundas.

Grandes projetos requerem escolhas estratégicas. A Índia criou sua agência espacial em 1962 e já lançou centenas de satélites com veículos lá desenvolvidos, enviou missões à Lua e a Marte, desenvolveu tecnologias e capacitou empresas.

O Brasil, em comparação, é a única das dez maiores economias que não tem um programa espacial relevante. Seria esse um caminho? Há opções: podemos escolher terminar com a dengue, a malária ou outras doenças, mapear integralmente o bioma amazônico, criar e implantar em massa soluções elétricas de mobilidade urbana etc.

Qualquer dessas alternativas requereria o desenvolvimento de C&T e a parceria dos setores produtivo e público. As barreiras impostas pelo ambiente institucional e de negócios brasileiros seriam enormes, mas essa também seria uma oportunidade para atacar de frente os limites que impedem que o país faça o que as nações mais avançadas fazem para inovar e criar valor.

Só uma aposta no conhecimento pode construir futuro. Precisamos que qualquer programa de recuperação da economia inclua investimentos em projetos de C&T de grande porte, com visão e ambição global e alto potencial de impacto. Precisamos olhar longe. Podemos fazer grande.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.