Descrição de chapéu
Rodney Garcia Rocha

120 anos da Faculdade de Odontologia da USP

Instituição segue comprometida com a excelência acadêmica e a responsabilidade social

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rodney Garcia Rocha

Professor e diretor da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Nenhuma instituição se consolida por 120 anos e mantém viva a paixão de educar e de formar consciências e cidadãos se não estiver apta a perceber os desafios, as inquietações, a formular soluções e alternativas e transformar-se com o tempo.

No final do século 19, era criada a Escola de Odontologia de São Paulo, com a introdução da cadeira de prótese dentária. Em 1934, a escola passou a fazer parte da Universidade de São Paulo. Tornou-se uma escola nova, dogmática, plena de certeza de um saber perene, orientando de maneira constante a vida profissional e a prática dos seus estudantes.

Alunos assistem à aula teórica na Faculdade de Odontologia da USP, em São Paulo - Reprodução

Na década de 1970 e início dos anos 1980, as incertezas do mundo se implodem, e com elas a perenidade da odontologia. Aquilo que parecia permanente tornou-se passado. Era preciso capacitar a faculdade para acompanhar os novos tempos e, para tanto, a pesquisa e a pós-graduação precisavam de espaço na Cidade Universitária, onde hoje é a sua sede. Consolidaram-se as áreas de pesquisa, estabeleceram-se os convênios internacionais.

Os frutos do trabalho foram livros, manuais e publicações em revistas especializadas. O ensino da graduação modificou-se pelo impacto das novas ideias. Os programas de pós-graduação foram classificados dentre os melhores do país. Níveis de excelência são alcançados.

Desde 1903, foram formados 10.611 cirurgiões-dentistas por meio de uma estrutura técnico-científica sólida, com valorização no mercado de trabalho. Até 2019, foram titulados 1.190 doutores e 2.118 mestres nos programas de pós-graduação acadêmicos, 165 pelo mestrado profissional de laser em odontologia e 55 pelo mestrado profissional interunidades em formação interdisciplinar em saúde e, em parceria com a Fundação da Faculdade de Odontologia, 5.700 especialistas.

Odotonlogista atende paciente na Faculdade de Odontologia da USP - Robson Ventura - 21.ago.09/Folhapress

Na pesquisa, são 30 laboratórios abrangendo o conhecimento odontológico, 57 patentes depositadas e, no período de 2010 a 2019, foram publicados só pelos docentes 2.680 artigos em periódicos nacionais e internacionais, 2.171 trabalhos em eventos, 302 capítulos de livros e 103 livros publicados ou organizados, sendo 2.372 citações na base Scopus nos últimos cinco anos. O serviço à comunidade beneficia diretamente a sociedade com o que é pesquisado e ensinado. São realizados aproximadamente 148 mil atendimentos anuais em pacientes adultos, crianças e com necessidades especiais.

Os projetos sociais mostram experiências na diversidade da realidade do país, estimulando cidadania. Quando essas atividades são analisadas em seu conjunto, coloca-se a Faculdade de Odontologia da USP, juntamente com suas coirmãs de Ribeirão Preto e Bauru, entre os melhores cursos de odontologia do mundo.

Portanto, ao completar 120 anos, a Faculdade de Odontologia da USP (Fousp) segue comprometida com a excelência acadêmica, oferecendo à sociedade melhoria da qualidade de vida e realiza isso integrando ensino, pesquisa e extensão universitária, com responsabilidade social, econômica, ambiental e pioneirismo para preparar o futuro.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.