Descrição de chapéu
Milton Leite

Uma Câmara Municipal plural, transparente e diversa

Pedimos aos paulistanos que nos ajudem e fiscalizem nossos mandatos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Milton Leite

Vereador (DEM), é presidente da Câmara Municipal de São Paulo e prefeito em exercício

A Câmara Municipal de São Paulo, a maior do país e também da América Latina, começa sua 18ª legislatura como espelho máximo da nossa sociedade.

Os 55 vereadores eleitos em 2020 representam a diversidade sexual, racial, religiosa e ideológica de nossa população. Os parlamentares também expressam, por meio dos mandatos, as mais variadas causas. E todas elas cabem nesta ampla arena de debates que é o Parlamento paulistano.

Plenário, comissões permanentes e audiências públicas exigirão trabalhos conjuntos de bancadas compostas por 18 partidos: DEM, MDB, Novo, PL, Patriota, Podemos, PP, PSB, PSC, PSD, PSDB, PSL, PSOL, PT, PTB, PV, Republicanos e Solidariedade.

O vereador Milton Leite (DEM), presidente da Câmara Municipal de São Paulo - Zanone Fraissat - 1º.jan.21/Folhapress

Uma excelente notícia é que teremos mais mulheres nestes processos de decisão. São 13 vereadoras eleitas, duas a mais do que na legislatura passada.

Portanto, um dos primeiros desafios desta presidência será assegurar a cultura de respeito e tolerância em todas as discussões que passam pela Câmara. Dentro e fora do plenário.

Foi assim que nos guiamos, em conjunto com a Procuradoria da Casa, na determinação de oferecer proteção da Guarda Civil Metropolitana aos vereadores titulares que registrarem boletim de ocorrência por ameaças. Também acreditamos que a Comissão de Direitos Humanos poderá exercer papel importantíssimo no debate das causas da violência que assusta nossos parlamentares.

É preciso que todos os esforços se concentrem também nas pautas prioritárias que teremos pela frente, o que inclui o enfrentamento da pandemia, que ainda continua, e as suas consequências, sejam elas na saúde ou na economia. A revisão do Plano Diretor Estratégico, que orienta o desenvolvimento e o crescimento da cidade, é outro desafio.

Já começamos os trabalhos dando um grande exemplo de comprometimento ao aprovar, em primeiro turno, a prorrogação da renda emergencial paulistana por mais três meses. E, a cada projeto de lei vindo da prefeitura, reiteramos o compromisso de analisar, debater e melhorar o texto. Não há espaço para homologação de projetos do Executivo na Câmara. Somos e seremos Poderes parceiros, que se equilibram pelo bem comum.

Em todas essas questões pedimos aos paulistanos que nos ajudem, acompanhando os trabalhos legislativos e fiscalizando nossos mandatos. O portal da Câmara na internet possui inúmeros caminhos detalhados de transparência, que vão desde as contas abertas aos contatos de todos os vereadores. Pelo site www.saopaulo.sp.leg.br e pelas redes sociais da Casa também é possível acompanhar as sessões plenárias, as reuniões das comissões e as audiências públicas em tempo real.

A participação popular está garantida mesmo nos eventos realizados de forma remota em razão da pandemia.

É uma grande honra presidir a Casa do Povo pela segunda vez. Sei de todas as responsabilidades e deveres. Nossa gestão será marcada, novamente, pela austeridade com o dinheiro público e pela insistência no diálogo como forma de exercer nossa tão preciosa democracia.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.