Descrição de chapéu
Maria Tereza Aina Sadek

Voto em papel: um vírus imunizado no século 20

Eleitores também estão vacinados: 76% confiam nas urnas eletrônicas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Maria Tereza Aina Sadek

Professora do Departamento de Ciência Política da USP

Tudo parece irrelevante diante das mais de 270 mil mortes por Covid-19 e da tragédia de cidadãos morrendo por falta de oxigênio. A pandemia abalou gravemente o sistema de saúde. O impacto se propagou. Nada permaneceu incólume. A desigualdade aumentou; vieram à tona 40 milhões de invisíveis; escolas foram fechadas; indicadores econômicos sofreram queda; a divisão entre partidários e contrários ao governo federal se aprofundou; o vírus foi politizado; especialistas se defrontaram com charlatões; a ciência disputou espaço com negacionismo; proliferaram fake news.

Nesse contexto, medidas urgentes contra a disseminação do vírus enfrentaram barreiras, desde a desinformação e o obscurantismo até disputas federativas, mudanças de ministros e na condução de políticas de saúde. Apesar da premência de soluções, o foco na crise sanitária muitas vezes foi deslocado. Outros vírus foram espalhados. Dentre eles, a desconfiança na urna eletrônica e a demanda por voto impresso.

Esse vírus tem potencialidade de infectar um dos mais importantes pilares do regime democrático: a legitimidade da representação.

No Brasil, a Justiça Eleitoral é responsável por garantir a lisura das eleições, atuando no alistamento dos cidadãos, na inscrição de candidatos, na organização das eleições, na apuração dos votos, na diplomação dos eleitos. Sua criação visava resolver a situação retratada por Assis Brasil: “Ninguém tinha certeza de se fazer qualificar, como a de votar (..) Votando, ninguém tinha certeza de que fosse contado o voto (...) Uma vez contado o voto, ninguém tinha a segurança de que seu eleito havia de ser reconhecido através de uma apuração feita dentro da Casa Legislativa”.

O Código Eleitoral de 1932, além de ampliar as franquias, com o voto feminino e a redução da exigência para 18 anos de idade, criou uma instituição judiciária, formalmente independente dos poderes políticos, com a finalidade de dar garantia ao voto. A Justiça Eleitoral representa um ponto de inflexão na história política brasileira. Cadastros de eleitores tornaram-se menos vulneráveis a fraudes; a apuração dos votos menos propensa a artimanhas, as eleições cada vez mais confiáveis. É claro que nem todos os ardis foram eliminados, nem mesmo se sustenta que a instituição sempre cumpriu suas atribuições de forma exemplar. Mas a diferença entre a realidade de atas falsas, de eleições a bico de pena, de voto de cabresto e a situação posterior é monumental.

Ganhos em confiabilidade se expressaram em momentos críticos durante o regime militar, como em 1974, com a proclamação de resultados eleitorais favoráveis à oposição. Na mesma trajetória, a Justiça Eleitoral teve papel decisivo no processo de redemocratização do país com a decisão, em 1985, que garantiu os votos no Colégio Eleitoral em Tancredo Neves contra o candidato da situação, Paulo Maluf.

O processo de institucionalização e conquista de credibilidade nem sempre foi bem-sucedido. O caso conhecido como Proconsult, para impedir a vitória de Brizola em 1982, ficou registrado nos anais.

Desde então, saliente-se, contestações dos resultados tornaram-se episódicas. A adoção da urna eletrônica em 1996 contribuiu para a consolidação da Justiça Eleitoral. Já são mais de uma dezena de eleições, de consultas populares, sem qualquer indício ou comprovação de fraude. O sistema de controle é robusto, com testes com a participação de especialistas; funcionamento de forma isolada do software; antes das eleições, os sistemas são apresentados aos partidos políticos, ao Ministério Público, à OAB e entidades; há previsão de momentos de auditoria.

Críticas fundamentadas ao desempenho da Justiça Eleitoral não se referem à administração e ao controle do processo eleitoral, mas a seus avanços sobre o Poder Legislativo.

Desacreditar a apuração dos votos e antecipar o não reconhecimento dos resultados na eventualidade de derrota compõem uma estratégia de ataque às instituições. O incitamento ao voto em papel, além de claro retrocesso, é a propagação de um vírus com potencial de minar o sistema representativo e a legitimidade dos resultados. Pesquisa do Instituto Locomotiva, publicada em 24 de janeiro, mostra que a maior parte dos brasileiros está imunizada: 76% confiam nas urnas eletrônicas.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.​​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.