Descrição de chapéu
Gilles Pecassou

O maior encontro feminista do mundo em 25 anos

Fórum em Paris busca caminhos para fazer da próxima geração a geração da igualdade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Gilles Pecassou

Encarregado de Negócios da Embaixada da França no Brasil

Chefes de Estado e de governo de vários países, organizações internacionais e sociedade civil estarão juntos, em Paris, em torno de um tema urgente e fundamental: a igualdade entre mulheres e homens.

A capital francesa acolhe, entre esta quarta-feira (30) e 2 de julho, a segunda etapa do Fórum Geração Igualdade. Lançado na Cidade do México em março de 2021, este grande encontro é organizado em parceria com a ONU Mulheres e copresidido por França e México.

Nossa ambição é fazer deste fórum o encontro feminista mundial mais importante desde a Conferência de Pequim, que aconteceu há mais de 25 anos. Desde essa Conferência Mundial sobre a Mulher, realizada sob a direção das Nações Unidas em 1995, na China, os direitos da mulher evoluíram.

Mas, ainda hoje, mulheres e meninas são mais afetadas que os homens pela pobreza, pelos conflitos e até pela mudança climática. Elas enfrentam dificuldades, discriminações e violações de direitos em todas as áreas e em todos os países.

Essa constatação se fez infelizmente mais evidente durante a crise da Covid-19, a qual afetou de forma desproporcional as mulheres: elas estão na linha de frente do combate à pandemia, são maioria na área de enfermagem, bem como no setor de varejo. A pandemia retirou de inúmeras mulheres uma conquista, para tantas, recentemente celebrada: a de fazer parte do mercado de trabalho. Foram elas que tiveram de se dedicar exclusivamente aos filhos que estão em casa, com aulas suspensas. A crise sanitária ainda restringiu o acesso das mulheres aos serviços de saúde, especialmente os relativos à saúde sexual e reprodutiva. A violência doméstica também aumentou.

Temos a profunda convicção de que a igualdade de gênero é um vetor de progresso para toda e qualquer sociedade e, diante desses tantos desafios, a França trabalha pela emancipação das mulheres ao redor do mundo

O presidente da República, Emmanuel Macron, tornou essa causa uma prioridade nacional, cujo primeiro pilar é o combate a todas as formas de violência sexista e sexual. No exterior, nossa diplomacia é feminista e coloca a igualdade entre mulheres e homens, bem como a liberdade e os direitos das mulheres, no centro de sua ação internacional. Por isso, a França fez questão de acolher esse Fórum Geração Igualdade.

O fórum não é uma conferência internacional tradicional, que reúne Estados e tem como resultado final uma declaração. Não há nenhuma negociação programada. Adotamos uma estratégia inovadora que reúne governos, sociedade civil, setor privado e organizações internacionais que, juntos, assumirão compromissos concretos e mensuráveis, que serão acompanhados no âmbito de coalizões de ação.

Esses compromissos serão articulados em torno de temas como as violências baseadas em gênero, a justiça e os direitos econômicos, a autonomia sobre o corpo, a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos, a ação feminista pela justiça climática, a tecnologia e a inovação para a igualdade de gênero e os movimentos feministas e liderança.

Será por meio dessa mobilização ampla e conjunta que nós avançaremos concretamente para fazer da próxima geração a geração da igualdade.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.