Descrição de chapéu
O que a Folha pensa

Alívio parcial

Delta não reverteu queda das mortes por Covid, mas números ainda exigem alerta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fila para vacina contra Covid-19 em São Paulo - Zanone Fraissat/Folhapress

Como mostrou o Datafolha, 71% dos brasileiros acreditam que a pandemia do coronavírus está parcialmente controlada no país, e 9% veem controle total. A cautela da maioria é plenamente justificável, mas não deixa de ser motivo de alívio notar que a disseminação da variante delta não tem revertido a tendência de queda das mortes.

Nunca se poderá esquecer que o Brasil viveu uma catástrofe, por efeito direto da negligência do governo Jair Bolsonaro. Em abril, período mais letal da pandemia, atingiu-se média sinistra de mais de 3.000 mortos ao dia por Covid-19.

Nas duas últimas semanas, a média ficou em ainda muito elevados 500 óbitos diários. Nesse percurso, a identificação da variante delta em solo brasileiro levou a projeções de cenários alarmantes. A melhora gradual, no entanto, manteve-se.

Mais transmissível, a variante delta é resultado de alterações no material genético do vírus —as chamadas mutações. Isso ocorre quando o patógeno está circulando demais em uma população. Quanto mais oportunidades ele tem de se espalhar, mais se replica e está sujeito a sofrer mudanças.

No hemisfério norte, sabe-se que a delta causou aumento de casos (incluindo leves) e de mortes por Covid-19. Nos Estados Unidos, a variante levou o governo a rever flexibilizações sanitárias. Em julho, o uso de máscaras em ambientes fechados voltou a ser obrigatório.

Em Israel, houve uma ascensão gradual de óbitos a partir de meados de agosto. Era a quarta onda da pandemia naquele país.

Por aqui, há ressalvas a fazer. Os dados brasileiros sobre o novo coronavírus são precários e, sem investimentos e acompanhamento do Ministério da Saúde, a chamada vigilância genômica é ainda pior.

Não se sabe exatamente como a delta está se espalhando no país; há vasta evidência, isso sim, de subnotificação de casos da doença. Como a Folha noticiou, a quantidade de mortes por causas mal definidas saltou 30% na pandemia.

Com o arrefecimento relativo da Covid-19, avança-se na retomada de atividades, o que é um imperativo social e econômico. Os números e a experiência, entretanto, não permitem que se baixe a guarda.

editoriais@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.