Descrição de chapéu
Aguinaldo Ribeiro

Só haverá futuro com o país pacificado

Verdadeira pauta do Brasil real é crescimento, emprego e renda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aguinaldo Ribeiro

Deputado federal (PP-PB), é líder da maioria no Congresso Nacional

Quanto mais dividido, mais a fome aperta. Quanto mais os confrontos ideológicos e as bandeiras partidárias ocupam mentes e corações das pessoas, mais a pobreza e o desalento crescem nas ruas de todo o país. Para além do 7 de Setembro, o que mais nos preocupa nestes 199 anos de Independência do Brasil é a desesperança e a falta de perspectiva das pessoas.

Vivemos um tempo de incertezas, num clima permanente de divergência e radicalização, com as famílias impregnadas de desconfiança, de mágoas e rancores, imersas nesse ambiente propício ao desalento, campo fértil para a instabilidade política e econômica. Tudo isso com efeitos dramáticos sobre a qualidade de vida da população, cada vez mais precária e menos próspera.

De fato, estamos desafiados a restabelecer um nível mínimo de união para resgatarmos a esperança do povo brasileiro, para retomarmos o rumo do crescimento, da geração de oportunidades, de emprego e renda. Esta é a verdadeira pauta do Brasil real. O resto são bandeiras ideológicas e proselitismo. O Brasil precisa de pacificação.

Ainda enfrentamos a maior crise de saúde dos últimos tempos, que, além de milhares de vidas perdidas, também resultou numa redução dramática do nosso PIB, no aumento da inflação e dos juros, num dia a dia mais duro e sacrificado.

O mais importante agora é olhar para o Brasil além das manifestações da Independência. Perceber que o país da pós-pandemia pode e deve ser muito maior do que uma luta entre facções político-partidárias. Para isso, é fundamental estimular um clima propício aos investimentos, à atração de capitais externos, às nossas exportações e à estabilidade para recuperarmos os empregos e as empresas que ficaram pelo caminho ao longo desta pandemia.

Não é abandonar as divergências, tão naturais. Mas procurar, de forma pacífica e ordeira, fortalecer nossos valores democráticos, visando o progresso da nação a partir do respeito entre as pessoas e da harmonia entre as instituições. Só haverá futuro nessa direção.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.