Uma reflexão sobre os nossos jovens criativos

Raimundos, Hugos e tantos outros estão por todo o Brasil, inovando e impactando

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Andréa Gomides

Fundadora do Instituto Ekloos, é pós-graduada em gestão estratégica de negócios pela Fundação Getulio Vargas com PMD pelo IESE Business School de Barcelona

Quando você pensa em uma pessoa criativa, em quem você pensa? Steve Jobs? Walt Disney?

Não sei em quem você pensou, mas eu, 14 anos atrás, com certeza imaginaria uma pessoa totalmente diferente das que imagino hoje.

A primeira pessoa que me vem à cabeça é Raimundo Silva. O Raimundo é um jovem que mora em um quilombo no interior do Maranhão, e eu o conheci através do Programa de Desenvolvimento de Líderes de Impacto, que realizamos no Instituto Ekloos.

Raimundo faz faculdade de geografia, mas queria ser jornalista. Começou a ver as tradições quilombolas se perderem e criou a TV Quilombo, que através das redes sociais compartilha conteúdos para manter vivo os costumes do seu território. Mas como gravar e entrevistar sem recursos financeiros?

Raimundo não tem uma super filmadora, mas ele tem a criatividade. Acoplou o celular a um bambu bem grande e assim construiu o seu "drone". Com esse drone, ele consegue filmar de cima a realidade da sua comunidade. As entrevistas não são feitas apenas com um celular, porque esse celular também foi acoplado a uma câmera de papelão, que impõe ao entrevistado a sensação de estar diante de uma grande emissora de TV.

Repórter e câmera da TV Quilombo, no Maranhão, em ação
O repórter Raimundo Silva com a equipe da TV Quilombo, no Maranhão - TV Quilombo/Facebook

Mas, no meu pensamento, vem também o Hugo Lima, jovem negro da periferia do Rio de Janeiro que ficou muito incomodado com os "ring lights" (aquela luz branca em forma de anel que ilumina as pessoas durante as lives).

A luz branca só favorece os brancos, então o nosso Professor Pardal, como gosto de chamá-lo, criou um "ring light" com uma luz temperada para a pele negra. Além disso, cria diversos outros produtos que são comercializados pelo seu negócio de impacto, a Wotec.

Poderia contar muitas outras histórias nesta coluna, mas o que quero aqui é trazer uma reflexão sobre quem são os criativos.

Para mim, os criativos surgem da inquietude de uma juventude espalhada pelo Brasil, extremamente engajada na mudança social. Não conformada! Jovens que querem criar condições para que as pessoas vivam, não que apenas sobrevivam. Esses são os criativos que precisam estar na nossa mente! E são os criativos potentes. Que precisam ser estimulados, que precisam alcançar investimentos para que as suas iniciativas sociais obtenham escala e possam impactar ainda mais pessoas.

Por isso trago esta reflexão: por que você não imaginou Raimundos, Hugos e tantos outros criativos que estão em muitos lugares do Brasil, criando, inovando e impactando?

É uma resposta que nós, como sociedade, devemos sempre buscar.

Repórter com microfone e menina com câmera entrevistam uma pessoa
Repórter e câmera da TV Quilombo, no Maranhão, em ação - Facebook/TV Quilombo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.