Descrição de chapéu
O que a Folha pensa

Babel chilena

Fragmentada, Constituinte do país sul-americano atrasa trabalho e perde respaldo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Protestos em Santiago, no ano de 2019 - Johan Ordonez - 22.nov.19/AFP

Ao emergir como resposta a momentos de grave crise política e social, processos constituintes não raro são vistos, em particular na América Latina, como uma espécie de panaceia capaz de resolver problemas e contradições que foram se acumulando numa sociedade ao longo do tempo.

Quando começam a funcionar, porém, a realidade costuma ser outra, e a tarefa de coadunar democraticamente os múltiplos interesses em jogo acaba se mostrando complexa, quando não frustrante.

A redação da nova Carta do Chile é bom exemplo disso. Resultado mais expressivo das colossais manifestações contra o establishment que tiveram lugar naquele país a partir de 2019, a Constituinte foi aprovada com o retumbante apoio de quase 80% da população.

Mas, cem dias depois de iniciados, os trabalhos estão atrasados e perdendo respaldo popular, em meio a um quadro político instável.

Com prazo de nove meses a partir de 4 de julho, prorrogável por mais três, o colegiado chileno só agora terminou de definir seus parâmetros de funcionamento.

O principal ponto de discórdia deu-se em torno da necessidade de dois terços dos votos para que um artigo seja aprovado —algo considerado difícil de ser atingido numa Assembleia fragmentada em diversas correntes ideológicas.

Embora a regra já existisse desde a formulação do órgão, o debate sobre ela se estendeu por semanas. Mesmo referendada no fim, estipulou-se que os itens que não alcançarem os sufrágios necessários poderão ser levados à população —à qual também caberá referendar a redação final da Carta.

Ocorre que a legislação original não contempla essa possibilidade, o que deve obrigar o Congresso chileno a modificar a lei para incluir a nova consulta popular.

Ao ritmo claudicante soma-se o escândalo envolvendo um dos sete vice-presidentes da Assembleia, que renunciou ao cargo por mentir sobre o fato de ter câncer.

Ademais, uma nova crise envolvendo o presidente Sebastián Piñera e a proximidade das eleições gerais devem atravancar o diálogo da Assembleia com o Executivo.

É nesse cenário turbulento e marcado por disputas internas que, no próximo dia 18, deve enfim começar o trabalho das comissões temáticas. A considerar os últimos três meses, será no mínimo desafiador para a Assembleia atender o apelo de sua presidente por “acordos amplos, plurais e diversos”.

editoriais@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.