Descrição de chapéu União Europeia

Portugal, o país mais vacinado do mundo

País europeu conclui seu processo de reabertura nesta sexta-feira (1º)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Giuliana Miranda
Giuliana Miranda

Jornalista luso-carioca, é radicada em Lisboa desde 2014. É mestre em ciência política e relações internacionais pela Universidade Católica Portuguesa. Atual presidente da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal e uma das comentaristas do programa “Invasões Bárbaras”, da SIC Notícias. Começou na Folha em 2010 e já foi repórter de Ciência e Saúde e da Agência Folha

Com mais de 85% da população com a vacinação completa contra a Covid-19 —o país é líder mundial neste critério—, Portugal conclui seu processo de reabertura nesta sexta-feira (1º).

Acabam limitações de horário e de lotação, assim como a obrigatoriedade de máscara em algumas situações. Fechados desde março de 2020, bares e discotecas podem voltar a funcionar.

Adolescente é vacinado contra a Covid-19 em Portugal - Pedro Nunes - 11.set.21/Reuters

A alta cobertura vacinal permitiu que casos, internações e mortes seguissem sob controle, mesmo com a disseminação da variante delta, que há mais de três meses é dominante no país.

O sucesso atual contrasta com o caos de janeiro de 2021, quando, após decisão do governo de afrouxar regras de deslocamento e aglomeração no Natal, houve uma explosão de casos de Covid-19 que obrigou o país a pedir ajuda internacional.

O premiê socialista António Costa parece ter aprendido a lição: investiu em um restritivo lockdown de quase três meses —mais duro do que aquele do começo da pandemia— e tratou de agilizar o processo de imunização.

A vacinação, que começou lenta e sob denúncias de favorecimento, deslanchou após a convocação de um militar especialista em logística para sua coordenação.

Pautando-se por critérios científicos e rejeitando (pelo menos até agora) envolvimentos políticos, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo virou uma espécie de herói nacional.

Em outra frente, a entidade que regula a atuação dos médicos combateu a postura de profissionais negacionistas. Embora tenha garantido a autonomia para receitar medicamentos sem eficácia comprovada, o órgão abriu processos disciplinares contra nomes que se destacavam na desinformação, minguando a adesão a essas iniciativas.

Ao acompanhar o sucesso da vacinação e do controle da pandemia em Portugal, fica difícil não imaginar como as coisas estariam no Brasil caso dirigentes médicos e nosso próprio militar especialista em logística tivessem agido de forma diferente.

Vice-almirante Henrique Gouveia e Melo cumprimenta pessoas durante visita a posto de vacinação contra a Covid-19 em Lisboa - Patricia de Melo Moreira - 11.set.21/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.