Descrição de chapéu
O que a Folha pensa

Chile polarizado

Discursos mais radicais prevalecem na eleição; forças tradicionais se desgastam

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Protesto contra o governo no Chile - Rodrigo Garrido/Reuters

Governado desde sua redemocratização por presidentes de conduta moderada, oscilando entre a centro-esquerda e a centro-direita, o Chile foi desde os anos 1990 o país mais bem-sucedido em termos de estabilidade política e crescimento econômico na América do Sul.

Trincas nesse modelo liberal adotado se tornaram fraturas expostas em grandes e não raro violentos protestos populares a partir de 2019. Multiplicaram-se queixas contra a reduzida oferta de serviços públicos e os valores pagos pelo sistema de aposentadorias, baseado em poupanças individuais.

A formação de uma Assembleia Constituinte após as manifestações, incumbida de redigir nova Carta para substituir a atual, tampouco foi suficiente para atender ao anseio por mudanças —é o que aponta o cenário das eleições presidenciais, cujo primeiro turno se realiza neste domingo (21).

Pesquisas indicam o favoritismo de dois candidatos localizados em polos do espectro ideológico: à direita o advogado José Antonio Kast, 55, e à esquerda, o ex-líder estudantil Gabriel Boric, 35.

A depender da pesquisa, disputam o terceiro lugar na disputa Yasna Provoste, ligada à ex-presidente Michelle Bachelet, e Sebastián Sichel, apoiado pelo atual chefe de Estado, Sebastián Piñera. Este vem se enfraquecendo diante da impopularidade do governo.

O esquerdista Boric propõe expandir a participação do Estado na economia e atacar a desigualdade social. Já Kast, um defensor da ditadura do general Augusto Pinochet, parece ser a resposta à parcela da população que vê ameaça de socialismo no oponente principal.

A candidatura de direita quer reduzir a migração ao país, em particular de haitianos e venezuelanos, além de reprimir mais duramente protestos dos indígenas mapuches. Também apoia anistia a presos que cometeram violações de direitos humanos durante a ditadura e é contrária ao aborto.

Os mais de 20% de indecisos nas pesquisas embaralham a previsão de resultados, assim como o fato de que o voto é facultativo no Chile. Eleitores moderados podem simplesmente não comparecer a um segundo turno entre os dois candidatos mais radicais.

Um perigo da polarização, como já se viu no Brasil, é o empobrecimento do debate, sufocado pelo maniqueísmo e por discursos populistas que apresentam respostas enganosamente simples para problemas complexos.

editoriais@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.