Descrição de chapéu
O que a Folha pensa

Picuinhas antivacinais

Sabujos de Bolsonaro ainda insistem em atacar a hoje bem-sucedida imunização

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Tribunal de Justiça de São Paulo passou a pedir vacina em seus fóruns e tribunais - Ronny Santos/Folhapress

O governo Jair Bolsonaro, em que pesem as evidências favoráveis à vacinação em massa contra o vírus da Covid-19, não descansa em investidas contra o uso do imunizante, das quais participam sabujos de todos os setores do Executivo.

Na visão delirante do mandatário, propalada em seu discurso na abertura da Assembleia-Geral da ONU, a exigência de comprovantes de vacinação em eventos e situações de aglomeração deve ser tratada como ofensa à liberdade individual, e não como medida sanitária para enfrentar a pandemia.

Tal campanha obscurantista produziu nos últimos dias duas portarias ministeriais. A primeira, do ministro Onyx Lorenzoni, do Trabalho, impede empresas de demitir ou deixar de contratar quem não queira tomar vacina. A vedação caiu nesta sexta (12) por decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal.

A segunda medida partiu da falange de gestores obtusos que ocupa cargos federais na área cultural. O secretário especial, Mario Frias, decidiu proibir os proponentes de projetos culturais com recursos viabilizados pela Lei Rouanet de adotar o chamado passaporte sanitário (a obrigatoriedade de atestado de vacinação) em eventos.

Quem descumprir a prescrição estará sujeito a multa e perda das verbas. No caso de o município ou o estado exigir o comprovante, o evento previsto terá de passar de presencial a virtual —para evitar, segundo a norma, a "discriminação entre vacinados e não vacinados".

Numa rede social, o secretário Frias afirmou que a proibição do passaporte da vacina "visa garantir que medidas autoritárias e discriminatórias não sejam financiadas com dinheiro público federal e violem os direitos mais básicos da nossa civilização".

Espantosa, a afirmação mereceu a costumeira bajulação pública dos colegas de camarilha. Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares, mostrou-se contente com o ataque ao que seriam "surtos ditatoriais higienistas nos estados e municípios".

Já o capitão da PM André Porciúncula, secretário de Incentivo e Fomento, elogiou a "lucidez" do embuste produzido pelo chefe.

São picuinhas que provavelmente terão pouco efeito concreto, dado que a ampla maioria da população brasileira ignorou a estupidez irresponsável do governo e aderiu à vacina. Evidencia-se, de todo modo, que a sabotagem às políticas sanitárias continua em curso.

editoriais@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.