Descrição de chapéu
Bruno Araújo

Reencontro com a nossa história

Prévias tucanas restabelecem importância do partido para a democracia brasileira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bruno Araújo

Advogado, é presidente nacional do PSDB

Só existe democracia onde há antagonismo. Partidos provam-se mais vivazes e orgânicos quando estimulam a concorrência franca entre seus filiados em torno de ideias e visões de mundo. É por razões como estas que o PSDB se orgulha de realizar neste domingo (21) seu primeiro processo de prévias internas para escolher seu candidato à Presidência da República em 2022.

As prévias tucanas se mostram importantes não só para o próprio partido. São relevantes também para a democracia brasileira neste delicado momento da vida nacional. E são cruciais, sobretudo, como parte da busca que a maioria da nossa população ora empreende para encontrar alternativas aos extremos políticos que vêm dragando o Brasil para o buraco.

Disputas partidárias são a antítese do personalismo e do autoritarismo que caracterizam outras propostas e postulações eleitorais já colocadas. A prática política do PSDB é o oposto disso. Nosso espaço é coerente com nossa história, nossas crenças ideológicas e nossas formas de governar.

Somos o partido que, com o presidente Fernando Henrique Cardoso, conduziu o Brasil de volta à estabilidade econômica, sempre com ousadia, equilíbrio e diálogo. Temos compromisso histórico com o combate às desigualdades, com a geração de empregos e a promoção do desenvolvimento com sustentabilidade. É isso o que queremos recuperar para os brasileiros.

Alguns torcem para que as prévias tucanas semeiem a discórdia. Outros prognosticam a antessala da nossa ruína. Estão todos enganados. Feliz de quem tem não apenas uma, mas tantas opções de candidatos capacitados a postular a cadeira de presidente de um país como o Brasil. Eis aí um bom problema que grande parte dos partidos brasileiros não tem.

Neste domingo, nossa militância terá uma árdua escolha pela frente, dadas as qualidades dos concorrentes.

Diplomata e ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio notabilizou-se pela sua combativa e incansável oposição ao governo do ex-presidente Lula, exercida diariamente durante os oito anos em que ele liderou a bancada do partido no Senado Federal.

Eduardo Leite tem se mostrado o mais preparado e mais brilhante político da sua geração. Como governador do Rio Grande do Sul, empreende gestão corajosa e inovadora, baseada em reformas estruturantes que sempre foram a principal marca tucana.

Ao governador de São Paulo, João Doria, o Brasil devota a chegada das vacinas contra o coronavírus ao país, superando o negacionismo patrocinado pelo presidente da República, valorizando a ciência e salvando a vida de milhares de pessoas.

A participação aberta dos filiados na escolha da nossa candidatura presidencial é o maior atestado do vigor do PSDB. O processo será feito por meio de tecnologia cujo desenvolvimento foi contratado pelo PSDB e será franqueado a todos os demais partidos após as nossas prévias. É recurso público empregado a favor da democracia brasileira.

Com a unidade partidária construída no voto e no confronto de ideias, o vencedor das prévias terá a necessária legitimidade para enfrentar a disputa de 2022. Ao mesmo tempo, ganhará autoridade para, com humildade e maturidade, liderar o diálogo com as demais forças políticas do centro democrático em busca da necessária convergência em prol da vitória nas eleições presidenciais.

As prévias reestabelecem a importância do partido para a democracia brasileira, a defesa das instituições, o combate às desigualdades e o respeito incondicional à diversidade. Demonstram a relevância de quem governa três estados e 520 municípios, tem 7 senadores, 33 deputados federais, 72 deputados estaduais e 4.377 vereadores. São nosso reencontro com a nossa história.

Sempre que teve problemas graves a resolver, o eleitor brasileiro votou no PSDB. Neste domingo, daremos passo importante para recolocar o país no rumo do qual ele se desvirtuou nas duas últimas décadas, arrastado por extremos que intoxicam o ambiente político, solapam a nossa economia e prejudicam o povo. A mudança está começando agora.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.