Descrição de chapéu
O que a Folha pensa

Sujos ditos-cujos

Gestão Doria cede ao moralismo tacanho ao retirar campanha de saúde pública

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Totem com campanha sobre higiene do pênis que foi retirada do metrô
Totem com campanha sobre higiene do pênis que foi retirada do metrô - Arquivo pessoal

A chamada pauta de costumes se impôs mais uma vez, em prol da doença e do moralismo tacanho. Por ocasião do Novembro Azul, período dedicado à prevenção do câncer de próstata, uma campanha do Instituto Lado a Lado incluiu na pauta sanitária os tumores de pênis e espalhou cartazes com o jocoso lema "Lave o Dito Cujo".

Totens em 15 estações paulistanas incluíam mosaicos de 366 ilustrações fálicas. Foi o quanto bastou para abespinhar o deputado estadual Tenente Nascimento, do partido pelo qual Jair Bolsonaro se elegeu presidente (PSL), e levá-lo a apresentar moção de repúdio na Assembleia Legislativa paulista.

Horas depois da investida parlamentar, o governo de João Doria (PSDB) bateu em retirada e determinou a retirada dos cartazes. Alegou-se que a campanha não condiz com as diretrizes do Bandeirantes e que a limpeza correta do membro masculino não tem relação com o câncer de próstata.

Não é bom argumento, porque os dois órgãos estão intimamente relacionados e a saúde do aparelho genital costuma ser negligenciada por homens. Morrem 400 no Brasil a cada ano —umas das maiores incidências de câncer peniano no mundo— e vários sofrem amputações com tumores que poderiam ser evitados com higienização.

Pode-se debater a qualidade estética dos pôsteres, mas soa desumano banir a campanha só porque puritanos se irritam com a representação do falo. E se fossem ilustrações científicas, menos cômicas, acaso deixariam passar?

A mesma disposição censória move quem não admite educação sexual ou imagens didáticas de corpos femininos e masculinos. A sensibilidade religiosa pretende proscrever até inovações arquitetônicas como a oferta de banheiros para pessoas de qualquer gênero em uma unidade do McDonald’s em Bauru, no interior paulista.

Uma cliente indignou-se não com desenhos fálicos que costumam cobrir portas de reservados pelo lado de dentro, mas com bonequinhos do lado de fora a indicar o acesso de qualquer um ao WC. A prefeita bolsonarista da cidade, Suéllen Rosim (Patriota), pressionou, e o estabelecimento voltou atrás.

Devem-se respeitar, por óbvio, valores, crenças e preferências individuais. Descabido, entretanto, é envolver a política pública em disputas ideológicas que desconsideram o interesse coletivo.

​editoriais@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.