Descrição de chapéu
O que a Folha pensa clima

Zero compromisso

Bolsonaro anuncia nova meta de emissões para COP26, mas não há real novidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Incêndio florestal no Pará em 2020 - Carl de Souza - 15.ago.21/AFP

Após cenas consternadoras protagonizadas pelo presidente e por esbirros na Itália, Jair Bolsonaro logrou constranger o Brasil mais uma vez lançando na Escócia uma nova meta nacional para enfrentar a crise planetária do clima.

Não foi em Glasgow que se deu o anúncio, a bem da verdade. Bolsonaro compareceu apenas em efígie à cúpula COP26, falando por vídeo. A transmissão do dignitário evadido nem mesmo foi exibida no plenário da conferência das Nações Unidas, ficando restrita a acólitos reunidos no pavilhão brasileiro.

Na tela apareceu ainda o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, que tampouco chegara a Glasgow —mas este, ao menos, tem comparecimento confirmado.

O Planalto anunciou na oportunidade que elevou de 43% a 50% o compromisso de reduzir emissões de carbono até 2030, como contribuição para conter o aquecimento global em 1,5ºC.

Em aparência, a delegação brasileira estaria cumprindo o mandato imposto a todos os países de tornar mais ambiciosos seus objetivos de corte de emissões apresentados em 2015, para o Acordo de Paris. Mas foi jogo de cena.

Em realidade, o governo não avançou um milímetro, em termos absolutos, na meta fixada por Dilma Rousseff (PT) na capital francesa. Naquela ocasião o país se comprometera a evitar a emissão de 1,2 bilhão de toneladas equivalentes de dióxido de carbono (GtCO2e), mesma cifra ora adotada.

Por trás do aparente paradoxo oculta-se um artifício escritural. Como a redução é calculada sobre o ano-base 2005, qualquer alteração do volume emitido naquele ano implica mudança na quantidade de CO2 a ser evitada.

O segundo inventário nacional de gases do efeito estufa fixou em 2,8 GtCO2e a poluição climática brasileira de 2005; o terceiro, em 2,1, e o quarto, em 2,4. Essas revisões, resultantes de metodologias aperfeiçoadas, são feitas por vários países e tidas como aceitáveis pelos parâmetros das Nações Unidas.

Com a meta anterior de 43% de corte, o montante do compromisso assumido em 2015 era 1,2 GtCO2e. Aplicando agora 50% sobre 2,4, obtém-se o mesmo 1,2. Em valores nominais, portanto, voltamos ao ponto de partida.

A manobra tem as pegadas de três presidentes: Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro. Só o terceiro, entretanto, ocupa atualmente o poder —o mesmo que fugiu da COP26 e derrubou a credibilidade do Brasil com suas políticas antiambientais.

editoriais@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.