Descrição de chapéu
Ciça Cordeiro e Cid Torquato

Acessibilidade como desenvolvimento sustentável

É urgente garantir investimentos em pesquisa e tecnologias assistivas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ciça Cordeiro

Jornalista, é responsável pela área de acessibilidade e inclusão na Circular Comunicação

Cid Torquato

Presidente do ICOM Libras, foi secretário municipal (2017-20) e estadual (2008-16) da Pessoa com Deficiência em São Paulo

Estamos vivendo um processo de valorização da diversidade humana de forma nunca vista, trazendo novos horizontes e perspectivas para vários grupos de direitos. Um "mundo novo" se abre para essas pessoas, mais acessível, diverso e inclusivo.

Nesse contexto, encontramos uma relação intrínseca entre acessibilidade e sustentabilidade, inclusive quando nos conscientizamos de que a deficiência, permanente ou temporária, é inerente à vida humana, provocada não somente por causas externas, como violência e acidentes, mas também pelo próprio envelhecimento natural, que limita nossas capacidades sensoriais e motoras. Temos que encarar deficiência sob outras óticas, dando o devido valor à acessibilidade ao longo da vida.

Selma Nalini, fundadora do Projeto Duda Nalini, que trabalha para implementar brinquedos inclusivos para crianças com deficiência - Joel Silva - 5.fev.18/Folhapress

Acessibilidade é fundamental para a estruturação de sociedades realmente sustentáveis. Em 2012, o então secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em mensagem para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência —celebrado nesta sexta-feira (3)—, disse que a "acessibilidade é crítica para que seja conseguido o futuro que queremos". Ou seja, acessibilidade, inclusão, diversidade e sustentabilidade são conceitos essencialmente interligados e interdependentes, sem os quais não venceremos os desafios humanos e ambientais que colocam em xeque o futuro do planeta.

Por isso, entendemos que acessibilidade deve figurar explicitamente entre os ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU. Somos da opinião de que a plena acessibilidade estrutural ainda não é realidade na maior parte do mundo e, por isso, deveria ser nominalmente parte da lista. Defendemos a criação do 18º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, qual seja "Acessibilidade para Todos!".

É preciso promover acesso e acessibilidade à informação, à comunicação, aos sistemas de tecnologia, a serviços e instalações públicas ou privadas, ao lazer, ao trabalho, à saúde e à educação, com segurança e autonomia, o que beneficiaria a todos, sem exceção.

Homem em cadeira de rodas toca guitarra;ele usa dispositivo da Amazon para controlar a iluminação (divulgação)
Homem em cadeira de rodas toca guitarra: dispositivo da Amazon controla a iluminação - Divulgação

A acelerada transformação digital traz consigo mais consciência sobre o papel da acessibilidade comunicacional, inclusive na internet. As novas tecnologias representam grande janela de oportunidades, habilitando, via tecnologia assistiva, inclusive pessoas com deficiências severas.

Temos que garantir investimentos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias assistivas, na forma de produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias e serviços que objetivem promover o protagonismo da pessoa com deficiência, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

A falta desses recursos gera um impacto negativo no ambiente. Pensar em acessibilidade é um dever de todos nós! É a prova da plena cidadania e de que estamos no caminho certo do desenvolvimento.

Portanto, se os ODSs são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente, o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade, a acessibilidade precisa constar nesta lista.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.