Descrição de chapéu
O que a Folha pensa inflação

Esperanças e riscos

Economia global enseja otimismo cauteloso, e o Brasil padece com más políticas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Movimento no aeroporto de Guarulhos (SP) - Zanone Fraissat/Folhapress

Tal como na entrada de 2021, as esperanças para este ano estão voltadas para a superação da pandemia e para a retomada da normalidade, na vida e na economia.

Com o avanço da vacinação, é plausível que o mundo vislumbre a possibilidade de convivência com o vírus e assim possa retomar gradualmente atividades ainda afetadas ao longo de 2022.

Se os melhores cenários para a doença se confirmarem, haverá continuidade da expansão econômica, sobretudo nos serviços mais intensivos em trabalho, e será possível reduzir o desemprego que grassa na maior parte do mundo.

Já a permanência de restrições, se necessária, também manterá a demanda por proteção social e trará novas dificuldades para a gestão dos orçamentos públicos, com os riscos associados, como inflação e descontrole financeiro.

A escalada de preços, aliás, é outro tema que dominará as atenções. Em 2021 o choque inflacionário se revelou mundialmente de modo mais amplo e persistente que o esperado. Agora, a expectativa é de normalização gradual dos gargalos logísticos e de produção, o que contribuiria para estabilizar o poder de compra.

Mas o risco de um fenômeno mais duradouro está presente e já domina a ação dos principais bancos centrais do mundo, levando a juros mais altos e condições financeiras mais restritivas.

O lado positivo é que as expectativas de inflação de longo prazo ainda estão baixas, sugerindo que não será preciso jogar a economia mundial numa nova recessão para conter os índices.

A atenção dos mercados financeiros estará voltada para qualquer evidência que lance sombras sobre esse quadro ainda benigno.

O ambiente internacional parece compatível com um ciclo ainda longo de crescimento, embora condicionado a uma evolução favorável da pandemia. As principais regiões do mundo devem ter crescimento. Mesmo a China, que mantém tolerância zero com o vírus e enfrenta prolongada desaceleração em setores importantes, ainda deve sustentar atividade vigorosa.

O panorama global, assim, não se revela negativo para o Brasil, cujo desempenho dependerá do retorno a políticas públicas minimamente consistentes em áreas fundamentais como saúde, educação e gestão orçamentária. O governo Jair Bolsonaro não vai propiciar neste ano tal esperança, que ficará condicionada ao debate eleitoral.

editoriais@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.