Descrição de chapéu
O que a Folha pensa congresso nacional

Mal avaliado

Congresso resistiu a investida golpista, mas deu apoio interesseiro a Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fachada do Congresso Nacional - Roque de Sá - 1.mar.19/Agência Senado

O Datafolha apurou que apenas 10% dos brasileiros aprovam os trabalhos do Congresso Nacional. A avaliação é negativa (ruim/péssimo) para 41% e regular para 45%. É um julgamento severo, mas em linha com o de outras legislaturas.

Desde que esse tipo de pesquisa começou a ser feito, nos anos 1990, numa única ocasião, em 2003, as avaliações positivas superaram numericamente as negativas (24% a 22%), porém ainda assim dentro da margem de erro.

Eleitores tendem a ser duros com os parlamentares porque estes fazem parte de um órgão coletivo. Cada votante, afinal, elegeu no máximo 1 entre 513 deputados e 3 entre 81 senadores.

O atual Congresso, como os anteriores, coleciona uma combinação de acertos e erros —um copo meio cheio, meio vazio.

Do lado positivo, os parlamentares não se deixaram intimidar por Jair Bolsonaro, nos períodos em que o mandatário não poupou ataques aos demais Poderes e ao que chamava de velha política.

Os atuais congressistas evitaram, ademais, que propostas desvairadas, como o excludente de ilicitude para policiais e o Escola sem Partido, entre tantas outras, fossem convertidas em lei.

Outro ponto alto foi a aprovação da reforma da Previdência, ainda que o assunto já tenha chegado bem debatido pela legislatura anterior. Outras peças importantes avançaram, notadamente as novas regulações do saneamento básico e das ferrovias e a autonomia do Banco Central.

Cumpre destacar a CPI da Covid no Senado, que teve papel importante ao expor desmandos do Executivo, além de ajudar a combater o negacionismo na população.

Infelizmente, a lista de erros do atual Congresso não é muito menor. Não avançamos em reformas vitais, como a tributária e a administrativa. Os parlamentares, é verdade, não são os únicos culpados.

É preciso também criticar a Câmara dos Deputados, em particular seus presidentes, por nem ao menos iniciar as discussões sobre um eventual impeachment de Bolsonaro. De todo modo, eles só agiram desse modo porque a maioria da Casa não se insurgiu.

Por fim, e essa talvez seja a maior nódoa da atual legislatura, os partidos capitaneados pelo chamado centrão passaram nos últimos tempos a dar sustentação passiva e interesseira à gestão de Bolsonaro.

Fizeram-no por cargos e verbas, como ficou claro em votações recentes, como a da desastrada PEC do Calote, que resultou em dinheiro extra para as emendas parlamentares, e na derrubada do veto ao fundão eleitoral.

Atitudes como essas insuflam a má avaliação das duas Casas —e, pior, da atividade política.

editoriais@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.