Descrição de chapéu
Rossieli Soares

Pais que não vacinam os filhos devem ser notificados ao Conselho Tutelar? SIM

Procedimento é corriqueiro e obrigatório em caso de descumprimento vacinal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rossieli Soares

Secretário da Educação do estado de São Paulo, foi ministro da Educação (2018, governo Temer)

Não há dúvidas sobre o que é preciso fazer no caso dos pais ou responsáveis que não apresentarem a carteira de vacinação em dia no ato da matrícula escolar. Ter as vacinações aplicadas nos filhos é uma obrigação legal, e é por isso que a escola pede o documento. Informar ao Conselho Tutelar os casos em que pais não apresentam a carteira de vacinação de uma criança em dia já é a orientação antes mesmo da pandemia de coronavírus.

As escolas fazem isso todos os anos para todas as vacinas aprovadas e recomendadas pelos órgãos de saúde do Brasil; portanto, estamos falando do cumprimento de uma legislação. Em tempos recentes, infelizmente, uma parcela da sociedade brasileira acha que pode estar acima das nossas leis, com o argumento da "liberdade". A liberdade é um preceito fundamental e não há dúvida que precisamos buscar sempre —mas essa liberdade precisa de regras e não pode colocar em risco outras pessoas.

As normas estão no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Caso uma criança não esteja vacinada, os dirigentes precisam alertar os pais ou responsáveis sobre essa necessidade legal.

A partir daí existe um prazo e, em não cumprimento, é encaminhado uma notificação ao Conselho Tutelar, instituição responsável por guardar o direito das crianças e adolescentes, para tomar as medidas cabíveis.

Não há novidade nesse processo, que ocorre todos os anos. No entanto, o momento em que vivemos, com tanta desinformação e enfrentamento e de grande circulação da variante ômicron, abre oportunidade para falsas polêmicas, até mesmo em algo tão corriqueiro como este. Por isso, as primeiras semanas de aula serão voltadas para mostrar a importância da vacinação para o público escolar. Em tempo de pandemia e desinformação, isso acaba sendo ainda mais importante.

Precisamos deixar claro, no entanto, que isso não quer dizer que impediremos as crianças e jovens de estudar. Nenhuma criança deixará de estudar por estar sem vacina. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e o governo de São Paulo não condicionam a vacinação para a entrada das crianças e jovens nas escolas.

Emef Sylvia Martin Pires, na zona sul da capital paulista, no primeiro dia em que todos os alunos puderam retornar à sala de aula, em outubro 2021 - Rivaldo Gomes - 25.out.2021/Folhapress - Folhapress

A mesma legislação que fala em comunicar o Conselho Tutelar nos casos de descumprimento vacinal também assegura o direito constitucional à educação. Assim, todas as crianças e adolescentes, vacinados ou não, entrarão nas unidades normalmente. As crianças, principalmente, não têm poder de decisão e não podem ser prejudicadas no aprendizado.

Mesmo com a possibilidade de frequentar as aulas sem as doses necessárias para combater a Covid, a Secretaria da Educação seguirá incentivando de forma veemente a vacinação de todos os paulistas. São Paulo foi o primeiro estado a vacinar as pessoas e a abrir a vacinação para professores, ainda em junho do ano passado, o que mostra nosso comprometimento no combate à pandemia de Covid-19.

Não estamos falando aqui de opinião, crença, ideologia ou mesmo de política. Vacinar é uma questão de saúde, que envolve a própria criança ou adolescente, além de toda a comunidade escolar e a sociedade. As vacinas disponíveis estão aprovadas e recomendadas pela Anvisa, por autoridades internacionais e pela comunidade científica.

É por meio da vacinação que conseguimos diminuir o número de mortes e casos graves nos adultos. E, com a imunização das crianças e adolescentes, aumentamos cada vez mais a barreira protetiva contra esse vírus. Com a vacinação infantil em curso já em São Paulo, a partir dos 5 anos de idade, e com todos os rígidos protocolos seguidos nas unidades de ensino, teremos um ambiente cada vez mais seguro para o aprendizado.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.