Transbordando de solidariedade

Ongs se unem para arrecadar e distribuir donativos para famílias da Bahia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Preto Zezé

Presidente da Cufa Global

Com a crise humanitária que assola o sul da Bahia por conta das fortes chuvas, a Central Única das Favelas (Cufa) e a Frente Nacional Antirracista (FNA) se unem para arrecadar e distribuir donativos para famílias que tiveram prejuízos e suas vidas literalmente levadas pelas enxurradas, oriundas da mudanças climáticas que atingem vários estados há tempos. Precisamos agir para que isso não ocorra mais.
A Cufa tem como princípios se fazer presente quando o povo precisa. Prontamente usamos a nossa capilaridade e credibilidade para ajudar as pessoas que tiveram perdas materiais.

Nosso princípio é continuar o processo que iniciamos na pandemia, com rapidez, eficiência, transparência e foco em quem mais precisa. A Favela Log, empresa do grupo Favela Holding, fechou parceria com a Luft --maior empresa de logística do país, que vai providenciar a distribuição dos produtos doados-- e a GolLog para garantir que tudo o que for arrecadado nas mais de 5.000 favelas chegue a quem mais precisa,
Estamos falando de uma crise que já atingiu cem municípios do estado e impacta a vida de mais de 470 mil pessoas, a maioria pessoas trabalhadores, pobres e pretas.

A Frente Nacional Antirracista vem fazendo ações em prol do povo preto nos últimos tempos. Por isso, somamos força por agregar tantas instituições, como Unegro, MNU RJ, Equanime, Frente Favela Brasil e tantas outras organizações que somam uma rede de 600 coletivos.

Desde junho, a Cufa Bahia vem beneficiando cidades do sul e extremo sul do estado com mais de 117 toneladas de alimentos, em parceria com várias empresas; já foram contempladas sete aldeias indígenas e cidades como Itabuna, Mucuri, Paratinga e regionais.

Chegamos a R$ 5 milhões e mais de 100 mil cestas básicas, com adesão e apoio de lideranças pretas e artistas, como Mano Brown, Edi Rock, Emicida, Renegado, Dudu Nobre, Dexter e artistas como Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Margareth Menezes.

A partir desta segunda, teremos dois grandes centros de distribuição e logística em duas das maiores favelas do Brasil, Heliópolis e Paraisópolis, onde todos os alimentos que chegam serão enviados ao aeroporto e entregues às cidades do sul da Bahia.

Some conosco através do pix abraceabahia@cufa.org.br. ou também pelo site www.maesdafavela.com.br/doar. O valor será revertido em alimentos e outros itens.

Precisamos fazer da solidariedade um movimento permanente, transbordando esperança e levando para quem mais precisa alento e perspectiva de que o dia de amanhã será melhor.

Colaborou Tamires Sampaio, da FNA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.