Descrição de chapéu
Edson Barbosa

Um concerto pelo futuro do Brasil

Proposta Lula-Alckmin precisa explicar claramente à sociedade como vai agir

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Edson Barbosa

Jornalista e publicitário

O ex-deputado José Genoino é um dos melhores líderes políticos da minha geração, tem seu lugar de honra na luta do povo brasileiro. Tive a felicidade de atravessar algumas duras provas ao seu lado.

Respeito a excepcional capacidade de formulação que o ex-presidente do PT tem. Encantou-me, há alguns anos, com a ideia da "democracia radical". Mas me causa estranheza, hoje, com a crítica que faz à possível aliança com o ex-tucano Geraldo Alckmin.

O binômio Lula-Alckmin, mais que a fulanização rasa de uma nominata, pode ser uma oportunidade única para uma concertação política profunda, que mude qualitativamente o destino do Brasil enquanto nação.

Ou acreditamos nisso para valer ou ficamos no raso, fazendo o jogo do varejo de sempre, com os riscos de sempre, perdidos no tempo, aprofundando ainda mais a desigualdade de sempre.

Nosso arcabouço legal, institucional, é forte. Provou-se. Temos um Tribunal Superior Eleitoral e um Supremo Tribunal Federal que se fazem respeitar na defesa da Constituição. Não acho que temos uma corte de ministros venais.

O calendário e as regras eleitorais para 2022 estão postos. Não há tempo a perder com retrovisor sujo de lama. Nem mágoas. Lula e Alckmin representam o arquétipo mais que perfeito nessa oportunidade brasileira para, usando os termos do mercado, reprecificar o Brasil no mercado futuro, sem as assombrações do passado.

O pobre e o rico, o preto e o branco, o Sul e o Norte, o médico e o paciente, o erudito e o popular —enfim, os diversos, que podem se tratar com respeito e inteligência, unindo muitas partes neste momento de transição complexa. É uma oportunidade ímpar, num ano par, em todos os seus quatro números: 2022.

Alckmin-Lula, Lula-Alckmin: mais que um exercício estéril de luta por hegemonia, tem tudo para ser a prática de um novo olhar sobre o Brasil nos 200 anos da nossa Independência.

A proposta política precisa botar claramente na mesa da sociedade como as coisas estão e como o Poder Executivo vai agir nos próximos quatro anos; fazer um pacto de segurança, de eficiência política, de força de dissuasão e respeito que o Brasil exige.

Mas, para isso, é vital que os Genoinos e os genuínos acreditem, de verdade, que essa aliança não é mais uma enganação. E se comprometam, honestamente, com a possibilidade que se apresenta.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.