Descrição de chapéu
O que a Folha pensa inflação

Juros anômalos

Taxa do BC, que chega a 2 dígitos, é alimentada pelo populismo de Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sede do Banco Central, em Brasília - Adriano Machado - 29.out.19/Reuters

Em decisão esperada, o Banco Central elevou novamente a taxa básica de juros, para 10,75% ao ano, o maior nível desde 2017. A volta do custo do dinheiro aos dois dígitos decorre de persistentes pressões inflacionárias, em parte globais, mas também relacionadas ao malogro da gestão econômica do governo.

A alta foi de 1,5 ponto percentual, a terceira seguida dessa magnitude. Sensível ao fato de que em seus modelos de projeção o nível atual da Selic já abala fortemente a atividade produtiva, o BC indicou que deverá reduzir a dose do aperto nas próximas reuniões.

É o primeiro sinal de que a campanha se aproxima do final, embora os ajustes residuais possam levar a taxa para algo em torno de 12% nos próximos meses. De todo modo, o quadro permanece incerto.

O ano ainda começou ruim, com leituras elevadas de inflação —inclusive nos itens mais sujeitos à inércia, como serviços, que mostram variação muito acima das metas para 2022 e 2023 (que são de 3,5% e 3,25%, respectivamente).

A prévia referente a janeiro do principal índice ao consumidor, o IPCA, ficou acima das expectativas e acumula 10,2% em 12 meses.

Enquanto isso, o encarecimento das matérias-primas e da energia no mercado internacional mantém o risco de novos repasses. A resposta do governo Jair Bolsonaro, como sempre tem sido o caso, recai no populismo destrutivo.

A proposta de isentar de impostos os combustíveis prejudica as claudicantes contas públicas e ameaça efeitos colaterais, como uma nova escalada do dólar, o que agravaria o problema —fenômeno, aliás, observado no ano passado, quando o governo alterou o teto constitucional de gastos e promoveu um calote nos precatórios.

Um dos principais elementos considerados pelo Banco Central é justamente a falta de compromisso com a solidez fiscal.

Mesmo com essas incertezas, o aperto desde março do ano passado (quando a Selic estava em 2%) já atingiu dimensão suficiente para controlar a inflação, que deve cair nos próximos meses. A projeção mediana de analistas para 2022 está em 5,38%, ainda muito acima da meta. Mas já se antevê uma convergência no ano seguinte.

O custo para tal trajetória é uma sensível desaceleração da atividade econômica, que já se fez sentir nos últimos meses. Será surpresa se o PIB crescer mais de 0,5% neste ano. Por essa razão, fará bem o BC em dosar restrições adicionais, que devem ser mais moderadas.

Novamente a tarefa de controlar a inflação é conduzida apenas com a ferramenta usual dos juros altos, com enormes prejuízos para o país. Recuperar a credibilidade da política econômica será tarefa urgente da próxima administração.

editoriais@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.