Descrição de chapéu
Rogério Cezar de Cerqueira Leite

Em busca de D'Artagnan

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rogério Cezar de Cerqueira Leite

Físico, professor emérito da Unicamp e presidente do Conselho de Administração do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM)

Três eminentes empresários ( (Horácio Lafer Piva, Pedro Passos e Pedro Wongtschowski) voltam a carga no artigo "Presidência da República: a verdadeira primeira via" (20/3/22), publicado nesta Folha. Três mosqueteiros em busca de D'Artagnan (santa ingenuidade).

Meses atrás, estes mesmos eminentes empresários escreveram um outro artigo denominado "Nem Bolsonaro nem Lula" (O Estado de S. Paulo, 13/8/2021). Respondi, na Folha, com "Quem tem medo de Lula?" (1/9/21), o qual treplicaram com "O destino do Brasil é o único medo que nos assombra" (21/9/21) —com o que me pareceu dizerem os eminentes empresários "tudo bem se for Lula". Fiquei contente, pois eminentes empresários sempre têm razão.

O professor Rogério Cezar de Cerqueira Leite - Keiny Andrade - 29.mar/Folhapress

Pois bem. Começam este último artigo com a suposta descrição do infame candidato à reeleição, obviamente em palavras polidas, como soe a educados empresários de elite. Denominaram essa vil candidatura de terceira via. Todavia não deram os nomes aos bois.

Condenam, em seguida, o que chamam de segunda via por ser ditatorial (ué, Lula ditatorial?). Pois é, criaram coragem, falam de corrupção; não de Lula, mas vagamente —uma espécie de corrupção etérea, pairando no ar. Mas temos que convir que, para uma elite empresarial, mostraram certa ousadia.

Mas são três eminentes empresariais. E empresários eminentes nunca tergiversam. Eles dizem que a indústria é pilar de um país. Ué, será que estão falando de Lula? Pois não houve presidente brasileiro que mais fez pela indústria nacional. E empresários eminentes não mentem jamais.

Dizem eles que o seu presidente ideal dará prioridade à ciência e à educação. Ora, nenhum presidente deu mais importância à ciência, à tecnologia e à educação do que Lula. Os números dizem tudo. E os três eminentes empresários sabem disso melhor do que qualquer um, pois são eminentes empresários.

Reforçam sua convicção de que saúde é um direito e condição "sine qua non" para o bem-estar da população. Copiaram o Lula, pois não há na história do país presidente que mais tenha feito pela saúde. E, imaginem só, falam até em sociedade igualitária, do alto de seus tronos. Só sabe o que é desigualdade quem vem da favela. Não será no Olimpo que vamos encontrar o semideus procurado pelos três eminentes mosqueteiros.

Insinuam que Lula é ditatorial, é impermeável, é duro —o que é simplesmente uma deslavada mentira. Nunca Lula foi agressivo com seus oponentes. Sempre ouviu a todos. Mas são três eminentes empresários, e eminentes empresários não erram jamais.

Pois bem: esses três empresários não estão procurando um presidenciável digno, mas o arcanjo Gabriel. Não é fácil deduzir que darão com os burros n'água, mas também é claro que estarão ajudando Jair Bolsonaro. Pois eminentes empresários são o que são. A elite. E a elite é infalível. Pois já não acertaram com Bolsonaro? Pois não foram eminentes empresários, a elite nacional, que escolheram e promoveram o famigerado facínora que aí está?

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.