Descrição de chapéu
O que a Folha pensa

Terceiros fora

Defecção de Moro e oscilações de Doria tornam mais difícil quebrar polarização

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

0
O governador de São Paulo, João Doria, e o ex-juiz Sergio Moro, em 2019 - Eduardo Knapp - 28.jun.19/Folhapress

O recuo do ex-juiz Sergio Moro na disputa pela Presidência da República em outubro e a comédia de erros encenada pelo tucano João Doria para manter-se na corrida pelo Planalto acentuam a contraposição entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL).

A força gravitacional dos dois polos por ora vai destruindo ou enfraquecendo tudo o que possa ameaçar o seu protagonismo, numa espécie de profecia que se autorrealiza —a expectativa de mau desempenho estimula a defecção e subtrai apoio dos desafiantes, o que por sua vez reforça a polarização.

No caso de Moro, que com 8% das intenções de voto apareceu empatado na terceira colocação com Ciro Gomes (PDT) no mais recente Datafolha, a redução de ambições foi drástica. Trocou o Podemos pela União Brasil e agora pode disputar uma vaga de deputado federal no estado de São Paulo.

Dá uma vez mais vezo o ex-julgador da Lava Jato a quem o critica por ajustar-se docilmente a conveniências mesquinhas da política. Deixou a magistratura para ser ministro de Bolsonaro; muda de partido como quem troca de camisa; abala-se para a opção que mais facilmente lhe assegure um cargo nos próximos quatro anos.

É possível também que a capitulação de Sergio Moro reflita em parte o cálculo de otimização de bancadas de que se ocupam as legendas. Quem não tem candidato presidencial forte para impulsionar a eleição de deputados inclina-se a aliar-se com mais fluidez nos estados e a gastar mais com campanhas de postulantes ao Legislativo.

Fluidez, aliás, abundou nas oscilações vertiginosas do governador paulista em torno de seu destino político nesta quinta (31). O dia começou com a notícia de que ele desistiria de concorrer ao Planalto, sairia do PSDB e cumpriria até o final o seu mandato no estado.

Terminou com tudo isso desfeito e o plano original retomado, numa autêntica "guinada de 360 graus".

Se não passou de subterfúgio para solidificar o apoio de seu partido, rachado, e atrair atenção para seu discurso de despedida, o tiro pode ter saído pela culatra. O João Doria que saiu desse episódio rocambolesco inspira ainda menos confiança do que o que nele entrou, marcando 2% no Datafolha.

Pela primeira vez na República, ao que tudo indica, disputarão o cargo político mais elevado do país um ex-presidente e o presidente na função. São, ademais, duas figuras populares, sobejamente conhecidas do eleitor. Seria normalmente dificultoso uma outra candidatura competir nessas condições.

A escassez de opções, porém, não é boa para o Brasil, que só viu crescer nos últimos anos a pilha de obstáculos ao seu desenvolvimento.

editoriais@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.