Descrição de chapéu
O que a Folha pensa

A saga da Eletrobras

Batalha política em torno da privatização da empresa não parece encerrada no TCU

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Logomarca da Eletrobras na Bolsa de Nova York - Brendan McDermid/Reuters

A desestatização da Eletrobras segue como um exemplo do que não fazer quando o governo se propõe a transferir o controle de uma empresa para investidores privados. O processo foi contaminado por interesses políticos no Congresso e agora não parece livre deles no Tribunal de Contas da União.

É esperado que o TCU acompanhe e fiscalize o uso de recursos do Orçamento, o que inclui observar a lisura das privatizações. Essa atribuição, prevista em lei, é cumprida mediante análises de um corpo técnico que está entre os mais qualificados do serviço público.

O trâmite já está na segunda etapa, e o tribunal deve se pronunciar sobre o preço da ação para a venda em Bolsa de Valores. Ocorrido na quarta-feira (20), o julgamento do tema foi suspenso após debate sobre qual seria o prazo adequado para o pedido de vista apresentado —60, 20 ou 7 dias.

Optou-se pelo período intermediário, que ainda assim se afigura acima do necessário para uma decisão dessa natureza.

É razoável imaginar que o ambiente estivesse crispado por declarações, atabalhoadas como de costume, do ministro Paulo Guedes, da Economia —que fez crítica pública a supostos telefonemas do ex-presidente e hoje presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a ministros do TCU para barrar ou prejudicar a privatização.

Fato é que as resistências à venda da estatal —por razões ideológicas, corporativistas ou decorrentes de fisiologismo político— são bem mais amplas que as petistas, como se viu na tramitação da proposta na Câmara e no Senado.

Já no julgamento do TCU, causou estranheza que o relator Aroldo Cedraz, em seu voto, tenha proposto uma mudança no mecanismo que impede a tomada do controle da Eletrobras por um único acionista. A alteração buscava permitir que a União pudesse reestatizar a empresa, caso julgasse necessário.

O voto foi enviado aos ministros às 12h. Três horas depois, já com a sessão em curso, Cedraz anunciou que retiraria a proposição.

O dispositivo, de fato, mostrava-se mais uma intervenção de legislador que de órgão regulador. Ratificado, inviabilizaria a operação. É difícil acreditar que algum investidor pagaria bilhões de reais por um ativo correndo o risco de, a qualquer tempo, ter de devolvê-lo ao antigo controlador.

Como efeito prático do pedido de vista apresentado pelo ministro Vital do Rêgo Filho, os meses de junho e julho passam a ser apontados como os mais propícios para a venda da empresa. Atrasos maiores tornarão a operação menos provável quanto mais próxima das eleições gerais de outubro.

A despeito das obrigações impostas pelo Congresso, que implicam custos para consumidores e contribuintes, a privatização permanece desejável para ampliar a capacidade de investimento e evitar que a empresa seja utilizada no empreguismo e clientelismo político.

​editoriais@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.