Descrição de chapéu
Renata Afonso

Jornalismo profissional, plural e imparcial

Comunicação de qualidade abre espaço para comprometimento com a verdade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Renata Afonso

CEO da CNN Brasil

Somos um país diverso por nossa formação sociocultural, mas, em muitas áreas, essa característica ainda precisa ir além de simplesmente a aceitação de um lado e a exclusão dos demais, pois é essencial considerar sempre múltiplas hipóteses ao mesmo tempo. O fim do pensamento linear, apontado pela filósofa Viviane Mosé, está na origem de uma nova cognição: a que nos faz pensar hoje tudo ao mesmo tempo. Vale para a vida em geral e para a comunicação em particular.

No Brasil, a questão ajuda a explicar desde o nosso notável sincretismo religioso, que serve de inspiração para o mundo, até a aceitação popular da comunicação convergente, na qual as pessoas buscam cada vez mais o quê, como, onde e quando querem, muitas vezes em meios simultâneos. Reforça também a responsabilidade de os veículos imparciais de comunicação se constituírem cada vez mais num ambiente no qual todas as possibilidades que façam sentido encontrem espaço para alcançar um denominador comum.

A jornalista Renata Afonso, CEO da CNN Brasil - Kelly Queiroz/CNN/Divulgação

Sim, pois se avançamos na conquista de uma visão mais ampla sobre alguns aspectos, em muitos outros seguimos presos a contradições. Nem mesmo o rigor da lei foi suficiente para que já tivéssemos abandonado discriminações étnicas e de gênero. E, ainda hoje, nos falta consenso sobre questões básicas para qualquer avanço, como educação, ou das quais dependem a nossa própria sobrevivência, como a ambiental.

Pesquisa global realizada pelo Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo, em 2021, reforça a contribuição da informação isenta para a pluralidade ao mostrar que nada menos que 74% dos entrevistados ainda preferem notícias que reflitam uma variedade de pontos de vista.

Em outras palavras, a maioria quer todos os elementos necessários para formar a sua própria visão sobre os fatos. Um percentual expressivo de 66% entende que os meios de comunicação devem buscar a neutralidade. Isso não significa que se deva reduzir o espaço para análise e opinião, tão necessárias. É nesse caminho que a CNN Brasil está, sem atalhos ou desvios.

Quando as visões se estreitam, surge um terreno fértil para a polarização de ideias, em que cada um só ouve a narrativa que reforça suas próprias convicções. A comunicação de qualidade contribui para a busca de consensos ao levar informação confiável, não importa o meio, a plataforma ou o local de conexão.

Mais pessoas começam a se dar conta dos danos causados pelas fake news, construídas para sustentar visões radicalizadas ou para deturpar visões comuns. O mesmo levantamento do Instituto Reuters demonstrou que, no Brasil, 82% dos entrevistados se preocupam com informações falsas e enganosas. Na Alemanha, o percentual é de apenas 37%. Felizmente, mais gente vê hoje uma notícia nas redes sociais e vai conferi-la em fontes seguras antes de aceitá-la como verdadeira. Está cada vez mais claro que o imediatismo é um caminho muito fértil para a propagação de notícias falsas.

É nesse exato sentido que a CNN Brasil, ao completar dois anos, reafirma o compromisso com o jornalismo profissional, plural e imparcial. Comunicação de qualidade abre espaço para todos que estejam comprometidos com a verdade.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.