Descrição de chapéu
twitter

A escolha de Sofia de Elon Musk no Twitter

Rede social não teria a influência atual se não fosse a arena pública digital da discórdia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mateus Luiz Camillo de Souza

Jornalista pela USP, é editor de Interação da Folha.

São Paulo

O Twitter possui um impasse, determinante para seu futuro. De um lado, a rede é extremamente polarizada, repleta de discurso de ódio, assédio, ataques e desinformação.

Porém o Twitter não teria a influência atual se não fosse a arena pública digital da discórdia. Ser um ambiente agressivo gera engajamento.

Os anos Trump deram à rede relevância novamente. O ex-presidente dos Estados Unidos foi uma nêmesis e um trunfo. A empresa registrou o primeiro lucro de sua história, curiosamente, em 2017.

No Brasil, a situação é parecida. O episódio do golden shower de Bolsonaro, em março de 2019, representou o maior crescimento em número de usuários da rede no Brasil até então.

Por outro lado, o Twitter costuma apresentar, a cada trimestre, resultados financeiros abaixo do esperado. A rede não é lucrativa, em parte, porque os anunciantes não têm interesse em uma plataforma tóxica.

Nesses anos todos, a plataforma relutou em tomar medidas realmente efetivas para barrar a viralização de posts problemáticos. Até Trump, o "discurso livre" era soberano e encampado por figuras como Jack Dorsey, cofundador e ex-CEO.

Atualmente, as medidas parecem mais paliativas do que mudanças estruturais, como as que propõe Elon Musk —identificação de usuários, por exemplo. Tantas outras poderiam ser testadas, como o "dislike". Posts com muitos negativos apareceriam menos na timeline dos usuários.

Musk tem pela frente, portanto, uma escolha de Sofia.

Não ligar para reputação e anunciantes e deixar circular de tudo na plataforma. O bilionário demonstra não ter muito apreço pelo mercado publicitário, mas 90% da receita hoje do Twitter vem de lá. Para esse modelo triunfar, apostas de monetização em modelos de assinatura precisariam vingar.

Ou ele pode não dar a mínima para engajamento e implementar filtros eficientes para banir os radicais, tornando a conversa mais saudável, em um cenário que agradaria a Madison Avenue.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.