Descrição de chapéu
O que a Folha pensa datafolha

Confusão para nada

Golpismo, para desviar atenção ou disfarçar incompetência, não está funcionando

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Jair Bolsonaro (PL) pilota moto durante evento em Goiânia - Alan Santos/PR

A agitação golpista promovida pelo presidente da República produz efeito deletério sobre sua imagem pública. Não foi a primeira vez que o Datafolha detectou coincidência entre um surto de arruaça, de um lado, e a impopularidade elevada de Jair Bolsonaro (PL), do outro.

O auge da avaliação ruim ou péssima da administração federal (53%) foi registrado nas pesquisas de setembro e dezembro de 2021, posteriores à epifania subversiva do Dia da Independência.

À relativa trégua do mandatário se seguiu um princípio de recuperação —apurado na pesquisa de março, quando a reprovação baixou para 46%—, abortado agora (48%), após nova investida contra as instituições da democracia.

As imprecações obstinadas de Bolsonaro contra a votação eletrônica mostraram-se igualmente inúteis para desmobilizar a vasta maioria de brasileiros que afirma confiar nas urnas. Ela caiu de 82% para 73% de março para cá, basicamente pela dúvida incutida na própria base bolsonarista, que ainda assim mais confia (58%) que não confia (40%) no sistema.

Pregar para convertidos em tema de insubordinação aos cânones democráticos afugenta do apoio ao presidente largos contingentes do eleitorado nacional. A rejeição maciça a Bolsonaro por seu turno se reflete em sua larga desvantagem na corrida para a reeleição, o que torna ainda mais postiças e débeis a gritaria sobre fraudes e as insinuações sobre viradas de mesa.

É a economia, no fim das contas, que vai minando a viabilidade da administração Jair Bolsonaro. Se a algazarra golpista se destina a despistar a atenção do público desse terreno minado para o situacionismo, também falha no objetivo.

A aceleração inflacionária deflagrada pela guerra no leste da Europa, novo choque externo a abater-se sobre o Brasil, escancarou —como havia feito a pandemia de coronavírus— a profunda incompetência da equipe ministerial e do presidente da República em especial.

Os cabeceios populistas contra a Petrobras e governadores de estado são sintomas dessa deficiência insanável de capacidade técnica e política para organizar uma saída crível que mitigue os efeitos da carestia sobre a metade mais pobre da população, justamente a que rejeita Bolsonaro em altíssimo grau.

Mas para isso seria necessário um presidente capaz e que trabalhasse de sol a sol —este não desperdiça oportunidade de passear de motocicleta e gozar folgas douradas no litoral à custa do contribuinte.

O golpismo e a agitação fácil também tecem uma manta conveniente para quem não se estabelece pelos próprios méritos. O que as pesquisas de opinião estão mostrando objetivamente é que nada disso funciona. É confusão para nada.

editoriais@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.