Descrição de chapéu
Jacques Constantino

Obra do metrô, estádio e cracolândia fazem mais que barulho

Paulistano perde o sono enquanto vivemos falência civilizacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jacques Constantino

Jornalista formado pela Metodista, está na Folha desde 1996; foi redator dos cadernos regionais e, em Mercado, foi redator e editor-assistente. Atualmente, trabalha na edição do jornal impresso

A Prefeitura de São Paulo quer aumentar o limite de barulho em eventos e jogos nos estádios de 55 para 85 decibéis —exposição considerada insalubre se superar oito horas diárias. O estopim para o projeto, conforme reportagem da Folha, foi a notificação para interdição do Allianz Parque pelo Psiu, da própria administração paulistana, depois do pop rock do Maroon 5, em abril.

Segundo a administração Ricardo Nunes (MDB), falta regulação específica para o limite de ruído nessas áreas. Enquanto isso, um juiz proibiu o fechamento do estádio da zona oeste. Se o projeto vingar, os moradores do entorno vão precisar de tampões de ouvido alguns dias por mês.

Na mesma zona oeste, as obras na linha 6-laranja do metrô estressam a vizinhança. É barulho de gerador, de guindaste, de caminhões, de apito. Moradores relatam noites maldormidas e problemas de saúde. Com o home office, até o trabalho é prejudicado. Donos de apartamentos ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo dizem que querem mudar dali, mas não encontram interessados nos seus imóveis.

A concessionária afirma cumprir a regulação. Se as obras terminarem no tempo previsto —no plano inicial, o ramal deveria ter sido entregue em 2013—, serão mais três anos de agonia, até 2025, para a turma de Perdizes e Pompeia.

A poucos quilômetros dali, o barulho é o menor dos problemas. A dispersão dos dependentes químicos que estavam na praça Princesa Isabel leva medo e apreensão aos moradores e comerciantes dos Campos Elíseos e da Santa Cecília. Formou-se na região uma nova cracolândia, trazendo junto insegurança.

"Me ameaçaram de agressão porque eu disse que precisava da minha entrada livre", disse um morador a este jornal. Polícia e administração municipal dizem realizar policiamento preventivo. A subprefeitura afirma fazer limpeza diária.

Aqui, não há prazo para obra terminar, nem projeto. É a falência civilizacional brasileira em seu estado bruto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.