Descrição de chapéu
Randolfe Rodrigues

Caso Dom e Bruno reflete ataques ao desenvolvimento sustentável

É fundamental reforçar a presença do Estado na Amazônia e fazer cumprir a lei

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Randolfe Rodrigues

Senador da República (Rede-AP), é líder da oposição no Senado Federal e ex-deputado estadual (1999-2006)

O caso envolvendo Bruno Araújo e Dom Phillips traz à tona importantes questões a respeito da Amazônia e o desafio de nossa geração em relação ao bioma que ocupa mais da metade do território nacional.

O episódio reúne alguns dos elementos mais significativos que caracterizam a situação atual da região: o abandono do Estado, a ação criminosa de narcotraficantes, madeireiros e garimpeiros ilegais, além das constantes ameaças às comunidades tradicionais e áreas indígenas. É um triste réquiem que sintetiza a política do governo Jair Bolsonaro (PL) para a Amazônia, que estimulou as ilegalidades, gerando a sensação de impunidade aos criminosos, política essa tão bem expressa na notória expressão de "passar a boiada", verbalizada pelo ex-ministro Ricardo Salles.

Nós, amazônidas, somos seguidamente confrontados com duas posições extremas e igualmente equivocadas sobre a gestão da região: de um lado, os preservacionistas radicais que propõem fechar a Amazônia em uma redoma intransponível a qualquer atividade econômica, mantendo assim a situação atual de carência do povo que mora na região; de outro, os predadores advogam o crescimento a qualquer custo, desprezando a relevância socioambiental da manutenção do bioma.

Tais posições igualmente retrógadas estão sendo superadas por novas concepções de desenvolvimento que propõem, em meio a ataques e ameaças, conciliar desenvolvimento e meio ambiente. É possível crescer, gerar emprego e renda, melhorar as condições de infraestrutura da Amazônia e produzir do minério de ferro ao açaí sem ameaçar nem unidades de conservação nem terras indígenas, mantendo e regenerando a floresta em pé.

Um dos modelos que comprovam essa tese é a bioeconomia, sistema que reúne as atividades produtivas baseadas em recursos naturais renováveis, com alta agregação de tecnologia e ampla aplicação na alimentação, fármacos, cosméticos, indústria química, energia limpa, etc. Um estudo realizado no Pará, por exemplo, identificou que, em 2019, o setor gerou mais de 5,5 bilhões de reais, com forte predominância para o açaí e o cacau.

Da mesma forma, é possível produzir madeira a partir do manejo sustentável, com certificação internacional, desde que asseguradas os níveis adequados de industrialização e a fiscalização dos procedimentos.

Tampouco há que se proibir a agricultura intensiva, a pecuária ou a mineração na Amazônia. Para definir as áreas em que essas atividades podem ser praticadas, é fundamental aprimorar o zoneamento ecológico econômico, definindo potencialidades, vulnerabilidades e restrições ao território.

Outro ponto que causa controvérsia é a necessidade de reforçar a infraestrutura da Amazônia. Falo de rodovias, portos, aeroportos, energia elétrica, comunicações (em especial internet) e condições urbanas dos municípios, particularmente no saneamento básico. É plenamente possível aliar a infraestrutura à preservação ambiental, melhorando a qualidade de vida e potencializando o aproveitamento sustentável das riquezas da região.

A Amazônia pode e deve se industrializar. Tenho defendido o modelo de "Zona Franca Verde", já em vigor no Amapá, Rondônia, Acre e Roraima, apesar da ainda pequena efetividade. Tal concepção promove incentivos fiscais à industrialização desde que haja predominância de matéria-prima regional, estimulando as cadeias produtivas locais.

É fundamental reforçar qualitativa e quantitativamente a presença do Estado. Trata-se de equipar e ampliar as equipes do Ibama, do ICMBio, da Funai, do Exército brasileiro, da Polícia Federal e dos órgãos ambientais estaduais e municipais, garantindo-lhes condições para monitorar com inteligência e fazer cumprir a lei na região.

Esse é o caminho para que, num futuro próximo, não voltem a ocorrer episódios como o que hoje consterna o Brasil e o mundo.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.