Descrição de chapéu
O que a Folha pensa

Direito negado

Até uma criança enfrenta obstrução ao aborto legal no Judiciário e em hospitais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Manifestação em Brasília favorável a aborto de criança vítima de estupro, em 2020 - Pedro Ladeira - 20.ago.20/Folhapress

"Você suportaria ficar mais um pouquinho?", indaga a juíza Joana Zimmer, então na comarca de Tijucas (SC) à criança de 11 anos grávida de sete meses, vítima de estupro.

Na audiência, em vídeo divulgado pelo The Intercept Brasil, a magistrada e a promotora Mirela Dutra Alberton tentam persuadir a menina a levar a termo a gravidez e entregar o bebê à doação.

A ofensiva —além de cruel, ilegal, posto se tratar de aborto autorizado pela legislação— expõe o obscurantismo persistente em círculos judiciais e médicos no país. Foi o cúmulo de uma sequência de violações de direitos a que a vítima foi submetida por quem, por ofício, deveria protegê-la.

Na forma e no conteúdo, a audiência revela uma série de desmandos. Ao persuadir a criança a desistir de interromper a gravidez, os integrantes do sistema de Justiça negaram-lhe um direito assegurado no país desde 1940.

Pela legislação brasileira, o aborto é autorizado nas hipóteses de gravidez decorrente de estupro, risco à vida da mulher e, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal, anencefalia do feto.

Não bastasse a abordagem medieval da juíza e da promotora, que viola o atendimento humanizado previsto pela lei 12.845, de 2013, a criança estava mantida em um abrigo havia mais de um mês.

Embora norma técnica do Ministério da Saúde recomende que o aborto, em caso de estupro, ocorra dentro de "20 semanas da idade gestacional", o documento, segundo estudiosos, não deve restringir a aplicação da lei, que não estabelece um limite temporal.

A menina nem sequer precisaria ser submetida a audiência judicial para autorizar o procedimento, bastando o seu consentimento e o de sua responsável legal.

Hospitais, ademais, frequentemente rejeitam a realização do aborto legal, ou exigem documentos desnecessários, como boletim de ocorrência. Menos da metade dos hospitais indicados pelo governo para o procedimento de fato o fazem, segundo dados de 2019.

A obstrução de direitos por parte do Judiciário e de unidades de saúde revela que não basta a lei —a mudança da cultura institucional e a punição de violações são igualmente fundamentais.

Compreende-se que muitos tenham objeções morais ou religiosas ao aborto, mas nada lhes autoriza a impor suas convicções ao restante da sociedade e ao arrepio da legislação vigente.

editoriais@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.