Descrição de chapéu
José Manuel Diogo

Por que o Brasil precisa celebrar Portugal

No dia nacional dos portugueses, 550 mil brasileiros que lá vivem festejam também

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

José Manuel Diogo

Empresário e especialista em Intelligence, é fundador da Associação Portugal-Brasil 200 anos

200. Cravados. No próximo 7 de Setembro. Grito no Ipiranga! Independência ou morte. Não encham mais o saco. Tchau, queridos!

Foi brigando feio que o Brasil conseguiu tornar-se independente de Portugal, mas hoje, dois séculos depois, a briga virou romance, e os países irmãos estão mais próximos que nunca. E com vontade de celebrar.

1822. Dom Pedro, ainda príncipe de Portugal, desobedece a uma ordem do rei europeu (seu pai, João 6º) e declara o Brasil independente. Ele vira imperador, e o Brasil, uma nação. Pode não ter sido bem assim, com grito e tudo, mas, como todos sabem, a história, quem a conta, são os vencedores —e esta é a narrativa que vingou.

Apesar de muitos pensarmos que a transição foi pacífica, até mesmo um negócio de família, a verdade que é o processo de independência foi pleno de episódios brutais, que causaram graves ressentimentos (e mesmo ódios) entre aqueles que ficaram em ambas as margens do oceano. Poucos historiadores subiram este pleito à categoria de guerra, mas o certo é que ela existiu e não foi pera doce.

No final da disputa, os novos brasileiros tiveram de pagar muito caro pelo seu país, em vidas e em dinheiro. Adicionando à história dessa fatura tudo o que já havia sido escavado e explorado, em ouro, borracha, diamantes e esmeraldas, a narrativa do "vilão português" ganhou asas e prosperou.

1900-1960. Durante muitas décadas, a imagem dos portugueses no Brasil foi sendo construída com tijolos de pecado e telhados de malandragem. O "pai portuga" foi piada fácil e permanente até que, muito recentemente, e pela lei do tempo, se foi dessa sorte libertando.

Tela de Antonio Parreiras mostra a execução de líderes da Revolução Pernambucana, em 1817 - Reprodução

Mas, nos últimos 30 anos, por muitos motivos diferentes —e quase de repente— tudo mudou. Talvez 200 anos seja mesmo a idade que um país precisa ter para poder olhar a sua história com olhos de futuro.

1986. A mudança que atingiu Portugal for radical. Em pouco mais de três décadas, ele vem se transformando de forma estrutural, atingindo um significativo desenvolvimento econômico e social, alinhado a uma participação ativa na gestão da União Europeia —o que o torna, em muitos aspectos, um dos mais desenvolvidos e modernos países do mundo.

2004. A qualificação de sua infraestrutura econômica e sociocultural chama a atenção de investimentos globais, mas, olhando a sua modernidade, localização, segurança e bom clima, o coloca no centro da mais importante plataforma ocidental da mobilidade humana, atraindo um número cada vez maior de migrantes de alto padrão —entre os quais, especialmente, muitos brasileiros.

É por isso que, na data em que Portugal e os portugueses celebram o seu dia nacional, nesta sexta-feira (10), simultaneamente ao dia do poeta Luís de Camões, o Brasil e um número cada vez mais importante de brasileiros celebram juntos uma descoberta recente: a de que há um "Brasil" na Europa que se chama Portugal.

2022. No dia em que milhões de portugueses espalhados pelo mundo celebram a sua pátria, em Portugal, os 550 mil brasileiros que lá moram celebram também. Porque o futuro dos dois países, em um mundo com barreiras à comunicação e à mobilidade cada vez menores, será cada vez mais partilhado.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.