Descrição de chapéu
O que a Folha pensa desmatamento

Calor dos infernos

Depois de atingir a Ásia, mudança climática deflagra onda mortal e precoce na Europa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Crianças se refrescam em fonte de água em Londres - Daniela Souza/Folhapress

Uma prova ("foretaste") do futuro: assim a Organização Meteorológica Mundial (OMM) resume a onda de calor que ora varre países europeus. Em Portugal, 1.063 óbitos em excesso entre os dias 7 e 18 se encontram sob investigação por provável ligação com o clima.

O Reino Unido vive recordes de temperatura batidos em sucessão vertiginosa. A marca anterior, de meros três anos atrás, era 38,7ºC. Aí vieram na terça-feira (19) 39,1ºC em Surrey; poucas horas depois, 40,2ºC no aeroporto de Heathrow e 40,3ºC em Coningsby.

Bombeiros londrinos, que em dias normais atendem 300 a 350 chamados, viram-se assoberbados por 1.600 emergências. Faltaram ambulâncias para socorrer pessoas com dificuldades respiratórias, tonturas e desmaios. Viagens de trem foram suspensas em decorrência de trilhos deformados.

Matas secas e abrasadas pegam fogo num átimo, e os incêndios se espalham por Reino Unido, Portugal (onde 115 pessoas morreram em 2017), Espanha, França, Itália, Grécia... Nos EUA as chamas ardem em 12 estados, até no Alasca.

Termômetros a ultrapassar 40ºC não escandalizam habitantes do Rio de Janeiro ou do sertão nordestino, mas têm efeito arrasador na Europa. Moradias e meios de transporte sem ar-condicionado ou ventilação adequada se transformam em armadilhas para idosos.

A canícula incomum e precoce, ultrapassando temperaturas que só ocorrem em agosto ou setembro, pode prolongar-se até a próxima semana. Teme-se que repita o desastre de 2003, quando estimadas 30 mil mortes aconteceram no continente, 14 mil delas na França.

E não é só a Europa. Na Índia e no Paquistão, centenas de milhões de pessoas haviam padecido sob temperaturas entre 43ºC e 50ºC em abril e maio.

Há pouca dúvida de que eventos assim extremos resultam das mudanças climáticas, com o aquecimento global impulsionado pela queima de combustíveis fósseis e florestas. Calcula a OMM que a crise do clima multiplica por 30 a probabilidade de tais ondas de calor.

No cenário internacional, grassam a inação e a imprudência. Para evitar o pior, seria necessário cortar pela metade as emissões de carbono até 2030 e zerá-las até 2050, mas governos nacionais descumprem metas do Acordo de Paris (2015), quando deveriam apertá-las.

Considere-se o péssimo exemplo do Brasil, que tem no desmatamento sua maior fonte de poluição climática: em 2021 a devastação subiu 20%, em todos os biomas, não só na floresta amazônica. Alta que se repete pelo terceiro ano, insuflada de modo deliberado pelo desgoverno de Jair Bolsonaro.
Um aperitivo do futuro, sim, e bem amargo.

editoriais@grupofolha.com.br ​ ​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.