Descrição de chapéu
Renato Janine Ribeiro, Fernanda Sobral e Paulo Artaxo

Como a ciência pode nos ajudar a fortalecer a democracia

Conhecimento rigoroso é essencial para resolver os muitos problemas do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Renato Janine Ribeiro

Professor titular de ética e filosofia política da USP, é presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e ex-ministro da Educação (governo Dilma, 2015); autor de ‘A Pátria Educadora em Colapso’ (ed. Três Estrelas)

Fernanda Sobral

Vice-presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), é socióloga e professora emérita da UnB

Paulo Artaxo

Vice-presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), é físico e professor titular do Instituto de Física da USP

Neste domingo (24/7), abre-se em Brasília, no campus da UnB, a 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que nos honra dirigir. Temos uma grande responsabilidade, dados os tempos difíceis que o Brasil atravessa, mas que havemos de superar, sim, todos unidos.

Reafirmamos, na 74ª encontro, nosso compromisso absoluto com a democracia, forjado na luta contra a ditadura, quando as reuniões anuais, do Norte ao Sul do Brasil, eram um momento de respiro e de articulação de projetos para um país democrático.

Darcy Ribeiro durante a 31ª Reunião Anual da SBPC, em Fortaleza (CE), em 1979

Nomes ilustres, entre eles dois futuros presidentes da República, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, abrilhantaram nossos encontros, na defesa do Estado de Direito, da democracia e da inclusão social.

Também lutamos, no período da Constituinte, para que ela redigisse uma Constituição Cidadã, que não só restabeleceu o Estado de Direito e as garantias democráticas, como desenhou o que o Brasil quer ser: um país pacífico, justo, próspero, solidário e sem pobreza ou preconceitos.

Além disso, definiu vários meios para chegar a esta meta, como o fortalecimento da educação básica, o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica, essencialmente na pós-graduação, a cultura, a saúde, a proteção do meio ambiente e dos indígenas e a inclusão social.

Recentemente, a SBPC lutou pela emenda constitucional 85, que fortalece o papel da ciência no desenvolvimento econômico e social. Nos últimos anos se tem batido para restabelecer e aprimorar nossa educação, pesquisa e demais áreas já mencionadas, gravemente prejudicadas nesse período por políticas de cortes, censura e desmonte das instituições.

Mas o principal é o que vamos mostrar. Tendo como tema "Ciência, Independência e Soberania Nacional", discutiremos como aqui chegamos e os meios de melhorar o Brasil. Como pode o conhecimento rigoroso resolver problemas legados por séculos de discriminação, décadas de poluição, agravados por políticas de governo insensatas?

Da Batalha do Jenipapo, visitando a história do Grão-Pará, discutindo o legado dos cem anos da Semana de Arte Moderna, até o debate das políticas indigenistas e das consequências da devastação do meio ambiente, mostraremos como a democracia, nosso maior compromisso, é o pilar da construção de políticas de Estado que levem o Brasil à autêntica soberania e independência, e, portanto, tem que ser preservada e melhorada.

Também comemoraremos os 60 anos da UnB, instituição que nos recebe, nascida do ideário de Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira.

As exposições da 74ª reunião anual mostrarão as faces da ciência dos últimos 200 anos, com destaque para o naturalista Fritz Muller. Vamos contar a história e a importância das urnas eletrônicas, foco do debate político atual e produto do avanço científico e tecnológico brasileiro, em debates, livro e exposição. Falaremos da pandemia e de seus impactos na fome e na educação.

Como fazemos há quase 30 anos, com a SBPC Jovem, a Expot&C e a SBPC Família que fecha a reunião, mostraremos aos jovens e suas famílias como a ciência permeia e melhora nossas vidas.


TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.