Descrição de chapéu
Carolina Ilídia Faria

Programa de ensino médio integral reduz morte de jovens

Modelo adotado por Pernambuco é estratégia poderosa para salvar vidas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Carolina Ilídia Faria

Gerente de Políticas Públicas de Ensino Médio do Instituto Natura

Os efeitos do investimento em educação já foram comprovados diversas vezes, mundialmente, por pesquisas e estudos que analisam seus impactos em outros setores, como economia, saúde e segurança pública.

Quanto mais educação de qualidade é ofertada a crianças e jovens, maiores as chances de uma sociedade plenamente desenvolvida, que garante aos cidadãos seus direitos fundamentais.

No Brasil, essa questão ainda é pouco debatida e costuma aparecer com mais ênfase em anos eleitorais, quando as novas gestões planejam suas estratégias de governo. Nesse sentido, é de valiosa contribuição uma pesquisa que demonstra o quanto uma política pública de educação, se bem implementada, pode transformar a escola, a vida dos jovens e as realidades ao seu redor.

Alunos de escola técnica de tempo integral de Pernambuco
Alunos de escola técnica de tempo integral de Pernambuco - SEE-PE

Realizada por pesquisadores ligados a instituições como Insper, USP e Instituto de Estudos para Políticas de Saúde, com apoio do Instituto Natura, a pesquisa investigou os efeitos da política de ensino médio integral do estado de Pernambuco nas taxas de homicídio de jovens homens entre 15 e 19 anos (faixa etária dos estudantes de ensino médio).

A política de ensino médio integral de Pernambuco é pioneira. Teve início em 2004, com escolas piloto; tornou-se oficialmente política pública em 2008; alcançou 100% dos municípios em 2014 e hoje alcança 70% das matrículas. É também reconhecida por resultados positivos na aprendizagem e nas taxas de evasão.

Por outro lado, Pernambuco é um dos estados mais violentos do país, tendo a 10ª maior taxa de homicídios. De acordo com números analisados pelo estudo, 62% das mortes de seus jovens são por assassinato.

Os pesquisadores compararam (ano a ano, entre 2004 e 2014) dados dos municípios pernambucanos que implementaram escolas de ensino médio integral com dados dos que não o fizeram. Chegaram a um resultado robusto e seguro o suficiente para afirmar que essa política educacional provocou uma redução de até 50% na taxa de homicídios dos jovens nos municípios que a adotaram.

Os achados da pesquisa não apenas comprovam o efeito de transbordamento da educação e subsidiam gestores e tomadores de decisão de políticas públicas com evidências, mas também nos permitem afirmar que o modelo de ensino médio integral adotado por Pernambuco e, mais recentemente, por outros estados, é poderoso a ponto de transformar a escola e seu entorno.

Não se trata apenas de manter os jovens mais tempo dentro da escola. Com currículo diferenciado, a proposta pedagógica promove o desenvolvimento global dos estudantes, em todas as suas dimensões, da cognitiva à socioemocional.

Sua principal estratégia é considerar o jovem como ponto focal a partir da construção do projeto de vida de cada um dos indivíduos e buscar, a partir daí, quais as habilidades necessárias para torná-lo apto a concretizar esse projeto.

Essa abordagem da aprendizagem acarreta ampla e profunda mudança na gestão das escolas e de toda a rede de ensino: revisão do currículo, dos materiais didáticos, da formação dos professores e das atribuições da equipe escolar, que é incentivada, por exemplo, a tratar questões para além da sala de aula, envolvendo as famílias e a comunidade.

Assim, nasce uma nova escola, um território sem muros, em que o jovem se enxerga pertencente, cocriador e fortalecido em seus laços e conquistas. Um lugar que ele valoriza e, portanto, lhe sairia caro trocar por outro. Foi essa nova escola que provocou a redução na mortalidade violenta dos jovens pernambucanos e que tem potencial de ser escalonada para todo o país.

Assim como a educação, a questão da violência entre jovens em idade escolar é complexa e envolve múltiplos fatores. O que os pesquisadores mostraram é que investir em educação pode ser uma estratégia poderosa para proteger e transformar milhões de jovens vidas. Elas deveriam ser prioridade em qualquer plano de governo —e não apenas em anos eleitorais.


TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo. ​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.