Descrição de chapéu
Flávia Londres e Paulo Petersen

Quando a agroecologia será pop?

Agricultura familiar é fundamental, mas não conta com o apoio do governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Flávia Londres

Engenheira agrônoma (USP), com mestrado em práticas em desenvolvimento sustentável (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)

Paulo Petersen

Mestre em agroecologia e desenvolvimento rural pela Universidad Internacional de Andaluzia, doutor em estudos ambientais pela Universidad Pablo de Olavide (Espanha)

Na primeira semana de julho, o Plano Safra anunciou R$ 340,8 bilhões para a agropecuária, 36% a mais que no ano passado, e o maior volume da história. Apesar da perspectiva de crise mundial, o Brasil ainda está entre as maiores economias do mundo, e a agropecuária vive dias de glória, com dividendos de suas commodities em alta.

Como é possível, então, a fome bater à casa de 33,1 milhões de brasileiros e mais da metade da população (58,7%) viver em insegurança alimentar? Por que faltam alimentos básicos da nossa cultura alimentar à mesa?

O Plano Safra aumentou em 39% os recursos para plantio e comercialização de grãos, majoritariamente para exportação, enquanto o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) teve um aumento menor, de 35,4%, e representa apenas 15,75% do total, R$ 53,6 milhões.

Produtor rural, integrante de associação de agricultura familiar, trabalha na secagem de café especial na região de Lambari (MG) - Folhapress

O plano também não garante que o crédito de fato chegue aos produtores, uma vez que nas últimas safras os recursos não foram suficientes para equalizar a contratação de crédito. E, principalmente, o plano não tem propostas para nenhuma outra demanda dos pequenos produtores, desde assistência técnica a acesso aos mercados.

O retorno do Brasil ao mapa da fome vem colocando em xeque esse modelo econômico agroexportador e as políticas públicas que o sustentam. Enquanto o "agro nunca teve tanto dinheiro", como disse recentemente o deputado Sérgio Souza (MDB-PR), líder da bancada ruralista, a agricultura familiar não tem apoio do governo Bolsonaro. O que vemos são as instituições do Estado cada vez mais orientadas para interesses privados em vez do interesse público.

Os projetos de apoio à agricultura familiar foram desmontados, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), voltado para a compra da produção agrícola de famílias e doação para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

O PAA foi substituído pelo Alimenta Brasil e teve seu orçamento praticamente zerado, com a maior parte agora vinculada às emendas de relator, ou seja, ao famoso "orçamento secreto", ligado a comprometimento político, em vez de critérios técnicos.

Vivemos nos últimos anos um modelo de degradação ambiental que chega a ameaçar acordos comerciais importantes para manter a pujança econômica brasileira nos mercados internacionais.

Enquanto as políticas de Estado, na pandemia, acentuaram a crise para populações vulneráveis, iniciativas coletivas de agroecologia demonstraram capacidade para responder de forma criativa às demandas emergenciais por alimentos e alternativas de geração de renda.

Para fortalecer essas iniciativas, precisamos de um Estado capaz de se comprometer com a reversão dos processos de desmonte institucional. Também carecemos de estratégias de adaptação às mudanças climáticas e outros tantos temas, negligenciados ou diretamente atacados pelos defensores do lucro gerado pela colheita de transgênicos cultivados à base de agrotóxicos.

Ou alguém consegue ver um Estado que compactua com um projeto de lei como o PL 1459/2022, mais conhecido como PL do Veneno, assumir a frente em campanhas de incentivo à alimentação saudável? E, sim, a regulação da comida ultraprocessada também faz parte da visão agroecológica e deve estar presente em um projeto econômico contemporâneo e conectado aos valores do nosso século.

A promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional é um dever constitucional, e a agroecologia é capaz de contribuir para o debate e construção de políticas públicas para responder à fome e à crise ambiental.

Nossas demandas e propostas estão reunidas em uma carta-compromisso para as candidatas e os candidatos ao Executivo e Legislativo nas eleições de 2022. Quem estará conosco para o fortalecimento dessas propostas?


TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo. ​



  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.