Descrição de chapéu
Valdeci Ferreira

'Deus' acima de todos?

Quem conhece a palavra sabe que o verdadeiro Deus combate o preconceito e a violência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Valdeci Ferreira

Advogado e teólogo, é diretor do Ciema (Centro Integrado de Estudos do Método Apac), que preconiza um modelo de gestão humanizado para os presídios, membro da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais e Empreendedor Social do Ano no Brasil e na América Latina 2018

Já se tornou praxe, em tempos de eleição, a manipulação e a disputa em nome de Deus pelo voto dos cristãos, sejam eles católicos ou evangélicos. Contudo, vale uma reflexão acerca do verdadeiro Deus da fé desses políticos que se dizem crentes e devotos, a fim de contribuir com o processo de discernimento na hora de votar.

Então pergunto: Que "deus" é esse que assiste passivamente à morte de mais de 683 mil brasileiros, homens, mulheres, jovens, idosos e crianças, vítimas da Covid-19, e deixa centenas de milhares de pessoas com graves sequelas da doença?

Que "deus" é esse que jamais se atreveu a entrar em um hospital para se solidarizar com as vítimas da pandemia, que diz não ter se vacinado, que se opôs radicalmente à imunização da população e, contrariando a ciência, incentivou o uso de medicamentos ineficazes? Que "deus" é esse que ridicularizou as pessoas que morriam por falta de oxigênio ou agonizavam nas filas de espera das UTIs?

Que "deus" é esse que publica um decreto de indulto para colocar em liberdade um único bandido, seu aliado, e deixa mais de 900 mil presos abandonados à própria sorte, um enorme contingente formado em sua maioria por miseráveis, ladrões pés de chinelo e usuários de drogas, vivendo em celas superlotadas em meio a ratos e esgotos? Gente sem assistência médica, sem apoio jurídico, sem estudo, sem trabalho, sem esperança, sem eira nem beira.

Que "deus" é esse que se alimenta de "rachadinhas", que defende o valor da família, mas troca de mulher como se trocasse de camisa, que protege os filhos corruptos e se esconde atrás de milícias, do centrão e do Exército para atacar as instituições, as urnas e a democracia?

Que "deus" é esse que durante três anos e meio passeou de jet ski, desfilou em motociatas, carreatas, cavalgadas e jeguiatas e, agora, faltando poucos dias para as eleições, descobre que existem 33 milhões de pobres e famintos no país e num gesto desesperado decide lançar um programa de ajuda financeira com tempo de validade até as eleições?

Que "deus" é esse que destrói a natureza, propaga fake news e ataca as minorias —povos indígenas, homossexuais, negros e mulheres? Que "deus" é esse que dissemina violência, promove o uso indiscriminado de armas, aumentando a insegurança das populações mais vulneráveis, e engorda a elite da indústria de armamentos e dos clubes de tiro?

Então, se você é cristão e conhece a palavra, sabe que esse "deus" não é o Deus de Isaac, de Jacó, de Moisés, dos profetas ou de Jesus Cristo. Sabe que o Deus verdadeiro é aquele que se solidariza e se coloca ao lado dos mais pobres, dos mais fracos, das minorias, dos enfermos, dos órfãos, das viúvas, dos famintos, dos sem-teto, dos presos, dos desvalidos da história.

Sabe que o verdadeiro Deus combate o preconceito, a discriminação, o racismo e a violência sob todas as suas formas. E sabe, sobretudo, que o verdadeiro Deus não se deixa vender por falsas promessas, não admite jamais que o seu nome seja tomado em vão e que a sua igreja seja usada por falsos políticos.

Portanto, esse "deus" que se coloca acima de todos definitivamente não merece a sua adoração, o seu respeito e muito menos o seu voto.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.