Descrição de chapéu
José Roberto H. Maluf

Autonomia é chave nas rádios e TV Cultura

Públicas e educativas, emissoras geram receitas próprias, não são estatais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

José Roberto H. Maluf

Advogado e jornalista, é diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta

Reconhecidamente, as rádios e TV Cultura experimentam um período de grande evolução e crescimento, e o elemento fomentador de sua expansão chama-se autonomia.

Isso está assegurado para a Fundação Padre Anchieta, mantenedora das rádios e TV Cultura desde a sua origem com a lei 9.849, de 26 de setembro de 1967, uma iniciativa do ex-governador paulista Abreu Sodré. Sua gestão, organização e estrutura administrativa são confiadas à ação privada, à sociedade civil.

José Roberto Maluf
O jornalista José Roberto Maluf, presidente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura - Divulgação TV Cultura

Seu Conselho Curador, órgão maior da fundação, é composto por 47 membros, sob a presidência de Fábio Magalhães. Destes, somente 10 são representantes diretos do governo. Os demais são indicados ou escolhidos por entidades independentes. O estatuto social garante "autonomia jurídica, administrativa e financeira" notadamente na "gestão dos seus bens e recursos". Por fim, todas as atividades da fundação estão sob o controle e a fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A atual Diretoria Executiva, eleita pelo Conselho Curador em 2019, foi reeleita em 2022 para mais um mandato de três anos com os votos da totalidade dos conselheiros presentes. É formada exclusivamente por profissionais experientes, que já atuaram em outras grandes emissoras.

As rádios e a TV Cultura são públicas e educativas. Não se trata de rádio e televisão estatal. Embora dependam parcialmente de recursos públicos, as emissoras geram receitas próprias, buscando depender cada vez menos de verbas do Estado. Nossa programação avança em segmentos e conteúdos que muitas vezes não se apresentam atraentes às rádios e TVs comerciais —ensino, cultura, informação, variedades, programação infantil.

Hoje, oferecemos ao público quatro canais de televisão —TV Cultura, TV Educação, TV Univesp e TV Rá-Tim-Bum. Gerados em São Paulo por sua emissora "cabeça de rede", seus sinais são exibidos para todo o território nacional por 156 afiliadas e retransmissoras. Com a integração às mídias digitais, garantimos milhões de acessos diários.

No período alcançado pela pandemia de Covid-19, a TV Cultura foi a única emissora pública que desenvolveu um mecanismo de ensino a distância, contínuo e permanente, com 10 horas diárias de aulas ministradas ao vivo, complementadas por mais 14 horas de conteúdo educativo. Sua utilidade e eficácia o fizeram perdurar até os dias de hoje.

O parque tecnológico da Fundação Padre Anchieta foi todo modernizado: novos transmissores foram instalados, os nove estúdios de produção foram recuperados, criaram-se amplos estúdios de apoio para acessibilidade. Isso sem contar a reforma do Teatro Franco Zampari, de propriedade da fundação, e a gestão da orquestra Brasil Jazz Sinfônica e do Museu da Casa Brasileira, vinculados à Secretaria de Cultura.

A qualidade do nosso conteúdo é reconhecida em todo o mundo. Além de já ter sido apontada como a segunda melhor TV pública do planeta, atrás apenas da BBC britânica, a TV Cultura ganhou mais de 400 prêmios nacionais e internacionais, entre eles quatro Emmys.

A independência e a imparcialidade, o respeito à diversidade cultural, social, racial e de gênero, e a proteção das minorias, dos desassistidos e do meio ambiente são, para nós, valores permanentes.

Colhemos, com isso, nosso maior prêmio: o reconhecimento público. Não chegaríamos lá sem a autonomia que os nossos governantes souberam nos atribuir. Nosso caminho futuro passa por essa valiosa lição da nossa história.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.