Descrição de chapéu
VÁRIOS AUTORES

As plataformas digitais e os desafios para o governo Lula

Direitos de trabalhador de aplicativo no Brasil estão entre os piores do mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

VÁRIOS AUTORES (nomes ao final do texto)

As chamadas plataformas digitais de trabalho iniciaram suas atividades no país em 2014, crescendo em número e nos mais diferentes setores nos anos seguintes. São agentes que aprofundam modos de exploração do trabalho, tendo crescido continuamente nos últimos anos e consolidando paulatinamente a retirada dos direitos trabalhistas.

O Brasil já conta com mais de 1,5 milhão de entregadores e motoristas, conforme dados do Ipea (2022). Mas essa função inclui também serviços de cuidado e trabalho doméstico, anotação e alimentação de dados para sistemas de inteligência artificial e tarefas freelancers em diversas áreas, entre outros.

Segundo dados do projeto de pesquisa-ação Fairwork —coordenado pela Universidade de Oxford e pelo WZB Berlin Social Center, presente em quase 40 países e que analisa parâmetros básicos de trabalho decente em plataformas digitais—, o Brasil infelizmente tem um dos piores indicadores do mundo nesse quesito.

0
Entregadores de aplicativos durante manifestação por melhores condições de trabalho em São Paulo - Bruno Santos - 16.abr.21/Folhapress

O crescimento do modelo coloca o desafio de implementar no Brasil políticas públicas voltadas a esses trabalhadores. A discussão sobre o tema no novo governo deve abarcar um conjunto de preocupações e diretrizes. O modelo de regulação deve ser inclusivo —não exclusivo, com viés protetivo e impositivo, inclusive porque o trabalho por plataformas atravessa diferentes setores.

Uma referência é o modelo espanhol, pois, além de incluir os trabalhadores no mundo do direito, aplicando a presunção de existência do vínculo empregatício, obriga as empresas a informar aos sindicatos os comandos algorítmicos relacionados às condições de trabalho. Como feito na Espanha, o novo governo deve promover um social multissetorial envolvendo trabalhadores, formuladores de políticas, sindicatos, empresas e pesquisadores.

Faz-se também necessário garantir novos direitos relacionados à especificidade da atividade em plataformas, como: 1 - transparência nos métodos de gestão e sistemas automatizados empregados nele (como algoritmos) e sistemas de avaliação desses trabalhadores; 2 - canais claros de comunicação e resolução de conflitos; 3 - regras específicas em matéria de proteção de dados; e 4 - formas de livre associação garantidas, inclusive considerando aspectos próprios de organização intersetores ou de territorialidades diversas.

O Estado brasileiro deve também fomentar a economia solidária, com espaço dentro do governo para a construção de um programa nacional do cooperativismo de plataforma, articulando trabalho decente, soberania digital, intercooperação, combate a desigualdades e incentivos a circuitos locais de produção e consumo.

Essa agenda, que já teve importância na campanha eleitoral, certamente será um dos temas discutidos pelo próximo governo e legislatura. O modo como o país conduzirá o debate pode ser tanto uma oportunidade de vanguarda em políticas públicas para o trabalho por plataformas quanto um deslize para enveredar pelo caminho de aprofundar as desigualdades históricas do Brasil.

Rafael Grohmann
Professor de estudos críticos de plataformas e dados da Universidade de Toronto

Rodrigo Carelli
Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRJ e procurador do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro

Julice Salvagni
Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFRGS

Jonas Valente
Pesquisador de pós-doutorado do projeto Fairwork na Universidade de Oxford

Roseli Figaro
Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da USP

Claudia Nociolini Rebechi
Professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.