Descrição de chapéu
Semayat Oliveira

Cleone Santos descansou em 11 de maio

Maldosa desigualdade do Brasil nos faz esperar demais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Semayat Oliveira

Jornalista, cofundadora do site Nós, mulheres da periferia e escritora

Cleone Santos. Quando a parei na rua, meus olhos viram uma mulher com o mesmo tom de pele que o meu. O cabelo curto grisalhando em uma trança raiz contornada por um turbante. Era noite, estávamos na praça da República e ela caminhava ao lado de outras mulheres da Marcha de Mulheres Negras de São Paulo, em julho de 2019.

Antes daquele dia, bem antes, trabalhou em fábricas e atuou como sindicalista. De repente solteira e com três filhos, conseguiu uma vaga de limpeza em duas lojas no Bom Retiro. Ler jornais no parque da Luz era um dos seus hábitos diários, foi lá que um homem insistiu, por dias, para Cleone aceitar fazer um
programa com ele.

Parque Jardim da Luz, no Bom Retiro, centro de São Paulo - Luiza Pastor - 14.set.22/Folhapress

Com uma diferença financeira significativa no final do mês, aceitou. Foi ficando, ficando e 18 anos se passaram. Viveu em situação de prostituição, como preferia dizer. A palavra muda tudo, não é? Situações não são eternas, se alteram. No caso dela, a união de propósitos com a freira Regina Célia Coradin fez nascer o coletivo Mulheres da Luz, espaço de cuidado para mulheres que encaram a mesma condição
vivenciada por Cleone.

Exemplo de superação? Não! A maldosa desigualdade do Brasil nos faz esperar demais para experimentar a potência de mulheres como a Cleo. Ainda assim, seu brilhantismo construiu legado. É uma pena a despedida ter sido tão precoce. Aos 65, na última quinta-feira (11) ela deixou vago o cargo de coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Diadema, na Grande São Paulo.

Quando soube, lembrei do dia em que a abordei na praça da República junto com a jornalista Jéssica Moreira para uma entrevista rápida. "Quando consegue cuidar de você?", perguntamos. "Nem sei se descanso", respondeu. Este texto, escrito no jornal que ela não lerá, é para não esquecermos que Cleone deveria ter tido mais tempo de descanso. Descanse.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.